Prouni: Até quando posso me inscrever nas seletivas de 2020? 

O Programa Universidade Para Todos (Prouni) está com seletivas abertas para o preenchimento de vagas remanescentes. Os interessados podem realizar a inscrição até 30 de setembro. 

Prouni: Até quando posso me inscrever nas seletivas de 2020? 
Prouni: Até quando posso me inscrever nas seletivas de 2020? (Imagem: montagem/FDR)

As bolsas do Prouni são destinadas aos estudantes que tenham concluído todo o ensino médio na rede pública de ensino, ou na rede particular, na condição de bolsista integral. Neste processo seletivo, são mais de 90 mil vagas para diversos cursos em todo o país. 

Segundo o Ministério da Educação, o prazo de inscrição do processo seletivo será único para todos os candidatos. Ou seja, os candidatos não matriculados na instituição e os já matriculados na mesma instituição para a qual querem fazer a inscrição têm o mesmo prazo para realizar a inscrição. 

Critérios de participação do Prouni

Para participar, é necessário que os candidatos tenham realizado a última edição da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A pontuação mínima exigida é de 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos, além de não ter zerado a redação. 

No entanto, quanto maior for a nota do estudante no Enem, maiores serão as chances de ser contemplado com uma bolsa ofertada pelo ProUni

Existe ainda um critério de renda familiar para participar das seletivas. Nesse caso, a concessão da bolsa de estudo pode ser em duas modalidades: parcial (50%) ou integral (100%).  

  • Para bolsa parcial o candidato deve ter uma renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa;
  • Para bolsa integral o candidato deve ter uma renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa.

Podem se candidatar ainda professores da rede pública de ensino para cursos de licenciatura, normal superior e pedagogia. 

Contudo, nesse caso não é necessário se enquadrar no critério de renda do programa. O professor candidato deve integrar o quadro permanente da instituição, ter realizado a última edição da prova do Enem e atender ao critério de pontuação mínima exigida pelo MEC.

Ademais, também podem se inscrever pessoas com deficiência. Nesse caso, ao realizar a matrícula na faculdade, o candidato deve levar os documentos de comprovação.

Não sendo necessário ter cursado todo ensino médio na rede pública, ou na rede particular na condição de bolsista integral. 

Como se inscrever?

Para participar do processo seletivo, basta acessar este site. 

Em seguida, clique em “Fazer Inscrição” e preencher as informações pessoais solicitadas.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

REDAÇÃO
Cobertura e repercussão de assuntos que impactam o bolso de todos os brasileiros. A redação do FDR.com.br traz diariamente assuntos relevantes de uma forma descomplicada e confiável.