Novo Bolsa Família será apresentado nesta segunda-feira; veja quem são os beneficiados

O Renda Cidadã deve ser apresentado nesta segunda-feira (28), como o programa social que irá substituir o Bolsa Família criado na gestão petista. A proposta foi discutida ontem, domingo (27), no Congresso Nacional pelos líderes do governo, tendo como principal dificuldade a definição da fonte de financiamento.

Novo Bolsa Família será apresentado nesta segunda-feira; veja quem são os beneficiados
Novo Bolsa Família será apresentado nesta segunda-feira; veja quem são os beneficiados (Imagem: Montagem/FDR)

O relator do texto sobre o Renda Cidadã, senador Márcio Bittar (MDB-AC), e do líder do governo na Câmara, Ricardo Barros (PP-PR), têm a intenção de apresentar o projeto nesta segunda-feira (28). A ideia é substituir o Bolsa Família e ocupar o espaço deixado pelo auxílio emergencial no próximo ano.

Para isso, será necessário incluir o texto na Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do Pacto Federativo e inserida, portanto, no texto constitucional. Por esse motivo, o deputado Ricardo Barros tem discutido o tema com os demais parlamentares.

Barros é o líder do governo na Câmara de Deputados e tem como função intermediar os interesses da gestão atual do presidente Bolsonaro e, assim, avançar com pautas do atual governo.

No sábado (26/9), Barros se encontrou com o ministro da Economia, Paulo Guedes, para discutir a segunda parte da reforma tributária. Já no domingo (27), o deputado e o senador Eduardo Gomes (MDB-TO), líder do Congresso Nacional, abordaram o Renda Cidadã com Bittar e com o ministro da Secretaria de Governo, Luiz Eduardo Ramos.

Segundo Barros, em publicação realizada na sua conta do Twitter sobre a reunião com os demais parlamentares, “A reunião terminou agora às 13h e avançamos no texto que será apresentado ao presidente Bolsonaro e aos líderes da Câmara e do Senado para sugestões”, escreveu.

Também sobre a reunião, Bittar afirmou em suas redes sociais que a reunião foi excelente e que o novo programa deve garantir ajuda financeira para mais de 20 milhões de famílias. O objetivo do governo é ampliar o Bolsa Família e contemplar mais pessoas.

Dessa maneira, a ideia da gestão atual, é que os beneficiários do auxílio emergencial sejam contemplados pelo Renda Cidadã.

Sem mais detalhes disponibilizados, a expectativa é que o novo programa pague aos beneficiários R$ 300, assim como está acontecendo com o auxílio emergencial. Hoje, o salário médio do Bolsa Família é de R$190.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.