Unesp 2021: Passo a passo para ficar ISENTO da taxa de inscrição

A Universidade Estadual de São Paulo (Unesp) está com as inscrições para isenção do vestibular abertas. É preciso estar atento, pois estes são os últimos dias para conseguir a isenção. 

Unesp 2021: Passo a passo para ficar ISENTO da taxa de inscrição  (Imagem: Reprodução Google)

Para este ano, o valor da inscrição do vestibular é de R$ 170 reais. Os formulários podem ser enviados até 27 de setembro. O vestibular da Unesp oferta 7.630 vagas em 23 cidades de São Paulo. 

Há duas formas de solicitar a isenção do vestibular da Unesp. Primeiro, é por meio do Cadastro Único, os vestibulandos que estiverem inscritos no programa já garantem a isenção preenchendo o Número de Identificação Social (NIS) no requerimento de isenção. 

A outra opção é para os candidatos que concluíram ou concluirão este ano o ensino médio com todo o currículo cumprido em escola pública, na Educação de Jovens e Adultos (EJA) ou com bolsa de estudo integral, se o curso for de instituição particular.

Nessa modalidade é necessário que os candidatos tenham renda familiar bruta mensal igual ou inferior a um salário mínimo e meio por pessoa. É necessário também morar em São Paulo ou estar vinculado a uma instituição de ensino localizada em território paulista.

Redução de 50% na taxa de inscrição

Os candidatos que estão matriculados no ensino médio ou em um curso preparatório para vestibular, com remuneração mensal inferior a 2 salários mínimos, podem ser contemplados com 50% de redução do valor da taxa. 

Nesse caso, os candidatos pagam metade do valor da inscrição, isto é, precisam arcar com R$ 85. 

Redução de 75%

Os alunos matriculados no último ano do ensino médio da rede estadual paulista também tem direito ao benefício de redução. Ao todo, são cerca de 400 mil alunos matriculados. 

Quando sai o resultado da isenção?

De acordo com a Unesp, o resultado da isenção e redução da taxa de inscrição do vestibular será publicado em 2 de novembro.

Para acompanhar, basta acessar o site da instituição. Aqueles que tiverem os pedidos aceitos, já serão automaticamente inscritos no vestibular. 

Solicitar a isenção

Para solicitar a isenção é bem simples. Basta acessar este site e em seguida clicar em “solicite redução/isenção”. 

Será aberta uma página de cadastro onde o interessado deve preencher com os dados pessoais. Logo após basta confirmar as informações e aguardar o resultado.

Vestibular Unesp 2021

  • Provas da 1ª fase: dias 30 e 31 de janeiro de 2021;
  • Provas de 2ª fase: 28 de fevereiro de 2021;
  • Primeira lista de aprovados: 19 de março de 2021.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!