Veja como usar sua nota do Enem 2020 para estudar na USP

A Universidade de São Paulo (USP) vai usar a nota do Enem 2020 para preencher mais de 2,8 mil vagas em 169 cursos de ensino superior. O ingresso é realizado pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU).

Veja como usar sua nota do Enem 2020 para estudar na USP
Veja como usar sua nota do Enem 2020 para estudar na USP (Imagem: Ferreira; J.C./USP)

A universidade participa da seleção apenas no primeiro semestre, com isso, os candidatos têm até o fim de janeiro para realizar a inscrição.

O SiSU usa a nota do Exame Nacional do Ensino Médio do ano anterior, por esse motivo, para as vagas de 2021 serão usadas as notas do Enem 2020.

A USP oferta 2.830 vagas a cada ano para o Sistema de Seleção Unificada. São 169 cursos contemplados dos 215 que a universidade oferece. Entre as unidades com vagas disponíveis estão: São Paulo, Bauru, São Carlos, Lorena, Piracicaba, Pirassununga e Ribeirão Preto.

A universidade destina 2.160 para as ações afirmativas (cotas próprias da universidade), sendo Ação Afirmativa Escola Pública (EP) e Ação Afirmativa Preto, Pardo e Indígena (PPI). As demais vagas são para a ampla concorrência.

No Termo de Adesão ao SiSU é possível ter acesso às informações sobre as vagas, como cotas e locais de oferta. Esse documento é publicado no site da Pró-Reitoria de Graduação da USP a cada edição da seleção.

Para concorrer a uma das vagas é exigido que o candidato tenha uma nota mínima em cada área do conhecimento do Enem. Além disso, cada prova possui importância diferente conforme o curso, ou seja, o peso é maior. Veja o exemplo do curso de Medicina:

Nota mínima para Medicina: 500 pontos em cada prova/área do Enem. Pesos para Medicina

  • Redação: 2;
  • Linguagens e Códigos: 2;
  • Ciências Humanas: 2;
  • Ciências da Natureza: 4;
  • Matemática: 3.

As provas são multiplicadas pelos pesos das respectivas disciplinas, veja:

  • Redação: 2×500 = 1.000 pontos;
  • Linguagens e Códigos: 2×500 = 1.000;
  • Ciências Humanas: 2×500 = 1.000;
  • Ciências da Natureza: 4×500 = 2.000;
  • Matemática: 3×500 = 1.500.

Fuvest

A USP ainda conta com o seu próprio processo seletivo, a Fuvest, aplicada pela Fundação Universitária para o Vestibular e que disponibiliza oito mil vagas para diferentes cursos, entre eles: Artes Visuais, Artes Cênicas e Música, que além da prova de conhecimento exige dos candidatos provas de habilidades específicas.

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.