INSS volta a fazer atendimentos médicos no Paraná. Nessa quinta-feira (24), os moradores de Curitiba passaram a ter acesso as perícias ofertadas pelo Instituto Nacional do Seguro Social. O serviço estava paralisado desde o mês de abril, mediante a chegada do novo coronavírus. Em outras cidades do estado, as atividades também foram retomadas, mas com um clima de tensão entre os cidadãos.
No último dia 14, o INSS autorizou a reabertura de suas agências em todo o país. No entanto, a volta das perícias médicas foi um assunto polêmico tendo em vista as acusações de fraude nos processos de vigilância e precauções para com o covid-19.
Os peritos negaram voltar ao trabalho, afirmando que a decisão poderia resultar em uma crise sanitária.
Para o INSS, o reforço de tal paralisação agravaria suas filas de espera para a concessão de benefícios e tornaria seu sistema ainda mais caótico. Para evitar tal cenário, deu-se início a um embate legal com a finalidade de garantir o retorno das perícias e demais exames.
Médicos voltam gradativamente
Até o momento, ao menos no Paraná, o retorno voltou a ocorrer. Agências de Curitiba e São José dos Pinhais receberam cerca de 14 peritos podendo retomar os atendimentos de forma lenta.
Na última quarta-feira (24), as mesmas unidades tiveram suas portas de entrada forçadas pelos cidadãos ao serem informados de que as consultas não estariam sendo realizadas.
De acordo com o INSS, o estado está contando com 8 agências já fiscalizadas e aprovadas para receber os segurados sem grandes riscos de contaminação. Porém, destas, cinco ainda não reabriram as portas e permanecem sem previsão pois não foram vistoriadas por membros da Associação Nacional dos Médicos Peritos (ANMP).
Restrição de serviços
Para quem for até uma agência, é preciso seguir as novas determinações. Só serão atendidos os segurados que fizerem um agendamento pela internet. Além disso, há uma quantidade diária de pessoas sendo examinadas e é preciso respeitar o tempo entre uma consulta e outra para realizar os procedimentos de higienização.
Para poder fazer seu agendamento, basta acessar o Meu INSS ou pelo telefone 135. Por enquanto, estão sendo realizados serviços de perícia médica, avaliação social, cumprimento de exigência justificação administrativa ou judicial e reabilitação profissional.
Solicitações de aposentadoria, pensão, salário maternidade, continuam sendo feitos remotamente.