Concurso PRF: Mudanças nas leis de trânsito serão cobradas na prova?

O novo Código de Trânsito foi aprovado pela Câmara dos Deputados no último dia 22 de setembro. O que todos se questionam agora é se ele pode ou não ser cobrado no concurso PRF, anunciado pelo Presidente Jair Bolsonaro.

publicidade
Concurso PRF: Mudanças nas leis de trânsito serão cobradas na prova?
Concurso PRF: Mudanças nas leis de trânsito serão cobradas na prova? Imagem/Reprodução Google
publicidade

De olho no Edital

O último Concurso da PRF foi realizado em 2018. No texto do edital dizia que as alterações da lei que foram feitas antes da data de publicação do edital, seriam cobradas na prova. Para as alterações posteriores à publicação do edital não havia obrigatoriedade no concurso.

A alteração foi aprovada pela Câmara dos Deputados um dia antes do Presidente anunciar a realização do concurso.

Lei em vigor

Uma lei só entra em vigor quando o presidente a sanciona, o que, em relação as novas regras de trânsito, ainda não aconteceu.

De acordo com o texto, a lei deve entrar em vigor somente 6 meses (180 dias) após ser publicada no Diário Oficial.

Então, caso o edital para o concurso da PRF saia antes, é provável que essa mudança não seja cobrada.

No entanto, é importante que o candidato leia atentamente o texto do edital para saber, pois lá deve estar explicito qual código de transito será cobrado, o novo ou o velho.

Pontos que sofreram mudança

Algumas mudanças já eram esperadas, como o aumento da validade em 10 anos da CNH (Carteira Nacional de Habilitação), e também a suspensão do direito de dirigir devido aos pontos de infração grave.

Essa validade é aplicada aos condutores com idade inferior a 50 anos, a partir dessa idade a validade é de 5 anos, como acontecia antes.

Enquanto que a renovação que era exigida a cada três anos para pessoas acima de 65 anos, agora vale para aqueles com mais de 70.

A quantidade de pontos necessários para a suspensão da carteira também foi alterada de 20 para 40.

A nossa dica é que busque conhecer o que foi alterado nessa lei, principalmente se você é condutor.

Acompanhe a editoria de Carreiras do FDR e fique bem informado sobre vagas de emprego, processos seletivos e mais.

Jamille NovaesJamille Novaes
Jamille Pereira Novaes é graduada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), pós-graduada em Gestão da Educação pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU). Como professora de Língua Portuguesa, já atuou no ensino fundamental I e II. Atualmente, trabalha com professora de Língua Portuguesa no ensino técnico e redatora da editoria de carreiras do portal FDR.