Cartilha do Enem: Inep prepara manual para aumentar seu desempenho na prova

Com as provas do Enem 2020 acontecendo no mês de janeiro, muitos estudantes estão se preparando. Agora, o Inep divulgou um material para auxiliar o estudante a alcançar um melhor desempenho no exame.

Cartilha do Enem: Inep prepara manual para aumentar seu desempenho na prova
Cartilha do Enem: Inep prepara manual para aumentar seu desempenho na prova. Imagem/Montagem frd

No site do Inep é possível consultar o que será avaliado em cada área do conhecimento da prova. Mas, também ter acesso aos manuais que foram preparados para auxiliar os estudos. Vamos conferir agora, de forma resumida o que diz cada um.

Cartilha Redação

A finalidade desse manual é descrever as 5 competências que são cobradas na redação:

  1. Domínio da escrita formal da língua portuguesa: aqui o aluno é examinado quanto a sua escrita formal, se ele tem pleno domínio dela ou não. É analisada acentuação, ortografia, entre outros.
  2. Compreensão da proposta de redação e aplicação de conceitos de áreas diversas do conhecimento: é avaliado se o participante conseguiu seguir o que era proposto na redação, conseguiu fazer uso de conhecimento de áreas diversas e se seu texto atende a estrutura dissertativa argumentativa.
  3. Seleção, relação e organização de fatos, opiniões e argumentos: o estudante deve sempre fazer uso de fontes confiáveis para confirmar seus argumentos, é isso que é avaliado nessa competência, bem como a coerência.
  4. Mostrar que tem os conhecimentos linguísticos necessários para a argumentação: é observado a conexão lógica entre as partes do texto, se a forma como foi estabelecida contribui ou não para a coerência textual.
  5. Proposta de intervenção: em toda redação do Enem há uma situação problema, nessa competência é analisado se a “solução” apresentada pelo estudante é cabível e não fere os direitos humanos.

Preparando-se para a prova

Outro material disponibilizado pelo Inep é sobre as provas. Existe a Matriz de Referencia que são as formas como cada área do conhecimento será avaliada.

Há também a disponibilização das provas e gabaritos de 2019, elas servem de referência aos estudantes, principalmente aqueles que nunca fizeram as provas, pois o padrão é sempre o mesmo.

A preocupação do Inep com o desempenho dos alunos é tamanha que eles também focaram na acessibilidade, assim o material de redação também está disponível em libras.

Acompanhe a editoria de Carreiras do FDR e saiba mais sobre o Enem 2020.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.