SENAC: TRÊS unidades oferecem cursos gratuitos para todo Brasil

PONTOS CHAVES

  • Senac oferece mais de 200 vagas em cursos à distância
  • Cursos profissionalizantes recebem alunos a partir de 15 anos
  • Inscrições devem ser realizadas exclusivamente pela internet
  • Veja as vagas dos cursos no Amazonas e em Foz do Iguaçu

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) abriu inscrições para cursos gratuitos em todo o Brasil. As oportunidades são ministradas de forma remota por causa da pandemia do novo coronavírus, o que significa que as inscrições para participar devem ser realizadas pela internet.

publicidade
SENAC: Inscrições abertas para cursos gratuitos em TRÊS estados
SENAC: Inscrições abertas para cursos gratuitos em TRÊS estados (Imagem: Montagem / FDR)
publicidade

Ao todo são 600 vagas que atendem, gratuitamente, todo o Brasil. São oferecidos 16 cursos direcionados às pessoas com baixa renda familiar, ou seja, que possuem renda inferior a dois salários mínimos por pessoa na família. As inscrições devem ser feitas através do site Senac EAD.

As oportunidades são nas áreas de: Ações Eficazes em Vendas; Biossegurança em Esterilização; Boas Práticas e Controles Operacionais Essenciais para Serviços de Alimentação; Camareira – Técnicas de Limpeza e Arrumação; Como Construir um Plano de Comunicação Digital; Custos Logísticos; Departamento de Alimentos e Bebidas na Hotelaria; Desenvolvimento de Equipes; e E-mail Marketing.

Há, também, cursos de Estratégias de Negociação; Gerenciamento de Custos; Indicadores de Gestão para Meios de Hospedagem; Técnicas Campeãs de Vendas; Técnicas de Fidelização de Clientes; Técnicas de Recepção em Meios de Hospedagem; Tomada de Decisões no Ambiente Organizacional.

Oportunidades para amazonenses

Os amazonenses saem na frente com ainda mais oportunidades de ingressarem nos cursos do Senac. Ao todo, são mais de 130 vagas em cursos gratuitos de aperfeiçoamento voltados para os moradores de Itacoatiara, Tefé e Parintins, no interior do Amazonas. As inscrições devem ser realizadas no portal do Senac AM, na aba “Pra você”.

No Senac de Itacoatiara, são oferecidas 17 vagas para o curso de técnicas de arquivo e protocolo, que tem duração de 20 horas/aula e será iniciado no dia 30 de setembro deste ano. As aulas acontecem no período da tarde, das 13h às 17h. Para participar, é preciso ter, no mínimo, 16 anos e estar cursando o Ensino Médio.

Na mesma cidade é oferecido o curso de operador de caixa. As aulas começam no dia 29 deste mês para 17 alunos. O turno é matutino, das 8h às 12h. Para participar, é preciso ter a partir de 18 anos e Ensino Fundamental completo.

O curso de estoquista tem vagas para 20 alunos com idade mínima de 15 anos, e Ensino Médio incompleto. As aulas tem início no dia 1º de outubro, no período da tarde, das 13h às 17h. O curso é de 160 horas/aula.

SENAC: Inscrições abertas para cursos gratuitos em TRÊS estados
SENAC: Inscrições abertas para cursos gratuitos em TRÊS estados (Imagem: Reprodução / Google)

Ainda no Senac de Itacoatiara, é oferecido o curso de unhas de fibra de vidro para 5 alunos, com duração de 20 horas/aulas. O pré-requisito é que os inscritos tenham conhecimento em unhas de gel e, no mínimo, 18 anos de idade. O curso tem início no dia 28 deste mês e acontece no período da tarde, das 13h às 17h.

O curso de caldos, sopas e consomes tem início no dia 28 deste mês para alunos a partir de 17 anos, com Ensino Fundamental incompleto. São oferecidas 15 vagas para as aulas que são ministradas das 8h às 12h.

O curso de corte masculino e feminino acontece à tarde, das 13h às 17h, para 12 alunos. É obrigatório que os alunos tenham a partir de 18 anos e Ensino Fundamental completo. As aulas têm início em 7 de outubro.

No Senac Parintins, o curso oferecido é de análise de perfil de consumidor e tem duração de 15 horas/aula. Para participar, é preciso que os interessados tenham a partir de 16 anos e Ensino Fundamental completo. As aulas começam no dia 28 deste mês, das 8h às 11h. São oferecidas 20 vagas.

No Senac Tefé, o curso de manutenção de computadores recebe 12 alunos, das 8h às 12h, a partir do dia 25 deste mês. Para participar, é preciso ter conhecimentos comprovados em aplicativos básicos.

No mesmo município, é oferecido o curso de proteção de dados em segurança de redes de computadores. Os inscritos devem ter idade mínima de 15 anos e conhecimento básico em editores de texto e planilhas eletrônicas. As aulas começam no dia 25 deste mês para 15 alunos, das 18h às 22h.

Cursos em Foz do Iguaçu

O Senac Foz do Iguaçu oferta, gratuitamente, 35 vagas para o curso de vendedor. As aulas têm início no dia 5 de outubro deste ano, no período da tarde, das 14h às 17h. Assim como as outras oportunidades, o curso é remoto.

As inscrições devem ser realizadas até o dia 30 deste mês pelo site Senac PR. Para participar é preciso possuir renda familiar per capita de até dois salários mínimos.

AvatarIsabela Veríssimo
Isabela Veríssimo é jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) com passagens por redações, desde 2016, como o Diario de Pernambuco, Jornal do Commercio e Rede Globo. Atualmente dedica-se à redação de economia do portal FDR.