PagTesouro: Governo publica decreto da nova plataforma de pagamentos ao Tesouro

Nesta quinta-feira (24), o Governo Federal oficializou através de um decreto publicado no Diário Oficial da União, o PagTesouro, a plataforma digital para pagamento e recolhimento de valores à Conta Única do Tesouro Nacional. O decreto foi assinado pelo presidente Bolsonaro e por Paulo Guedes.

Governo publica decreto da nova plataforma de pagamentos ao Tesouro, o PagTesouro
Governo publica decreto da nova plataforma de pagamentos ao Tesouro, o PagTesouro (Imagem: Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil)

A proposta do PagTesouro é de modernizar a maneira de interação entre o governo e o cidadão pelo meio digital, de forma a tornar os serviços públicos mais eficientes, com menos burocracia e diminuindo o tempo de resposta do Estado para a sociedade.

Esta se torna uma alternativa de pagamento, além da forma convencional como o boleto. Pessoas bancarizadas e não bancarizadas poderão participar da plataforma para os pagamentos por taxas ou serviços públicos.

A secretaria do Tesouro Nacional tem a perspectiva de movimentação anual de R$ 120 bilhões por ano, por meio da plataforma. Segundo o Governo Federal, no ano passado, os contribuintes realizaram mais de R$ 300 bilhões em pagamentos ao Estado.

Sobre a disponibilidade do serviço, o Governo afirma que será liberada primeiramente aos clientes do Banco do Brasil, por conta do convênio da STN com a instituição. Somente depois será possível para outros meios.

“O planejamento é que também sejam disponibilizados, em breve, outros meios de pagamentos digitais em linha com as tendências tecnológicas e de mercado e as melhores práticas do mercado mundial no setor, sendo estendidos para outros órgãos e instituições que arrecadam por meio de GRU”, indica.

Vantagens

Como benefícios, o PagTesouro proporciona o pagamento de forma online, maior agilidade para o boleto de Guia de Recolhimento da União (GRU), compensação instantânea, menos burocracia e mais eficiência.

“Com o PagTesouro, será possível pagar por serviços públicos sem precisar preencher boleto ou se deslocar para alguma instituição financeira”, de acordo com a nota.

Para mais detalhes, confira o decreto Nº 10.494 na íntegra pelo link.

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.