Não conseguiu fazer perícia no INSS? Antecipe seu benefício sem sair de casa

O atraso do retorno das atividades presenciais por parte dos peritos médicos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) afetou milhares de beneficiários que dependem do serviço. Como alternativa, o presidente do instituto, Leandro Rolim, recomendou que os segurados solicitem a antecipação do benefício o qual tem direito.

publicidade
Não conseguiu fazer perícia no INSS? Antecipe seu benefício sem sair de casa
Não conseguiu fazer perícia no INSS? Antecipe seu benefício sem sair de casa (Imagem: Reprodução / Google)
publicidade

“Se [a pessoa] tiver dificuldade para agendar a perícia e preferir pedir a antecipação, ela tem essa opção. Ela só vai precisar marcar perícia se passar do prazo em que está permitida a antecipação”, disse o presidente.

A antecipação a qual Rolim se refere é uma ação do INSS que visa assistir os segurados com o valor de um salário mínimo, que atualmente está em R$ 1.045, em decorrência da paralisação dos serviços do instituto nos últimos cinco meses, no auge da pandemia do novo coronavírus.

Para ter direito a antecipação é preciso fazer uma solicitação até o último dia de outubro. Ela deve ser feita através do site do INSS ou do aplicativo Meu INSS, disponível gratuitamente nos sistemas Androis e iOs.

Impasse no INSS próximo do fim

A maioria das agências retomou os serviços presenciais no dia 14 de setembr. Nos cinco meses anteriores, todos os profissionais estavam trabalhando na modalidade remota, também conhecida como “home office”.

Na retomada, porém, os médicos peritos foram os únicos profissionais que se negaram a voltar às atividades presenciais. Segundo a categoria, as agências não estavam aptas para recebê-los e atender os segurados.

Nesse impasse, as agências passaram por mais de uma vistoria para garantir a segurança de todos. Os médicos peritos que resistiram ao retorno ainda foram ameaçados de ter o salário cortado pela falta nas agências.

Segurados devem se atentar às regras

Com a volta das perícias, os segurados devem fazer um novo agendamento através do site do INSS ou pelo aplicativo Meu INSS, uma vez que as consultas antigas foram canceladas.

Com o agendamento realizado, o INSS avisa uma data para ida presencial a uma das agências para consulta com a perícia. Esse encontro, porém, deve ser feito sob regras rigorosas de higiene por causa do “novo normal”.

AvatarIsabela Veríssimo
Isabela Veríssimo é jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) com passagens por redações, desde 2016, como o Diario de Pernambuco, Jornal do Commercio e Rede Globo. Atualmente dedica-se à redação de economia do portal FDR.