Abono PIS/PASEP poderá ser depositado no Caixa Tem; veja como usar

O trabalhador poderá receber o abono salarial PIS/PASEP na Poupança Social Digital, e usar o valor através do aplicativo Caixa Tem. Além disso, o contribuinte também poderá ter acesso ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

Abono PIS/PASEP poderá ser depositado no Caixa Tem; veja como usar
Abono PIS/PASEP poderá ser depositado no Caixa Tem; veja como usar (Imagem: Reprodução/Google)

O Senado Federal está analisando a Medida Provisória 982/2020 que prevê a ampliação dos serviços ofertados na conta poupança social digital. Com isso, será possível receber alguns benefícios sociais, como o abono salarial PIS/PASEP e o FGTS.

O texto já passou pela Câmara dos Deputados e foi aprovado na última terça-feira (22) na forma de projeto de lei de conversão 39/2020.

Caixa Tem

A poupança social digital foi criada durante o período de pandemia de Covid-19 e tem como propósito depositar o auxílio emergencial para os beneficiários que não possuíam conta na Caixa Econômica Federal.

Com a Medida Provisória agora é possível que qualquer instituição bancária emita um cartão físico para que seja realizada movimentação na poupança social. Além disso, a poupança digital pode ser usada para pagar o benefício recebido pelo trabalhador em caso de jornada de trabalho reduzida ou contrato suspenso (Lei 14.020, de 2020).

Outra função disponível no Caixa Tem é o saque do FGTS emergencial, autorizado pela MP 946/2020, que perdeu a vigência no dia 04 de agosto, mas que segundo a Caixa continuará a ser pago e estará disponível até 30 de novembro.

A Caixa informa que se não houver movimentação na conta, o saldo do FGTS voltará para a conta vinculada do trabalhador no fundo, sendo atualizado conforme a rentabilidade do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. Veja abaixo o calendário de pagamento:

Mês de nascimento Crédito em conta Saque e/ou transferência
Janeiro 29 de junho 25 de julho
Fevereiro 06 de julho 08 de agosto
Março 13 de julho 22 de agosto
Abril 20 de julho 05 de setembro
Maio 27 de julho 19 de setembro
Junho 03 de agosto 03 de outubro
Julho 10 de agosto 17 de outubro
Agosto 24 de agosto 17 de outubro
Setembro 31 de agosto 31 de outubro
Outubro 08 de setembro 31 de outubro
Novembro 14 de setembro 14 de novembro
Dezembro 21 de setembro 14 de novembro

 

De acordo com o texto aprovados pelos deputados outros benefícios podem ser pagos usando a conta poupança social digital, como benefícios previdenciários. Porém, é necessário a pessoa autorizar esse novo método.

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.