Vestibulares e concursos públicos presenciais serão retomados em Santa Catarina

Governo do estado de Santa Catarina divulgou uma portaria que autoriza a realização das provas presenciais, tanto de vestibulares, quanto de concursos. A autorização faz parte do projeto de retomada das atividades no estado.

publicidade
Vestibulares e concursos públicos presenciais serão retomados em Santa Catarina
Vestibulares e concursos públicos presenciais serão retomados em Santa Catarina. Imagem/Reprodução Google
publicidade

Na Portaria de Nº 714 a Secretaria de Estado da Saúde autoriza o retorno da aplicação de provas seletivas.

Medidas Necessárias

Para que a aplicação das provas não resulte em um problema de saúde pública, algumas medidas foram listadas pela Secretaria de Saúde e devem ser seguidas:

  • Todos os envolvidos nos processos, candidatos, fiscais de prova e organização devem fazer uso de máscara.
  • A temperatura deve ser aferida na entrada dos locais de prova, caso constata ser superior a 37,8 o cidadão realizará a prova em local reservado.
  • Os portões devem ser abertos com uma hora e meia de antecedência, ou até com um tempo maior; evitando, assim, aglomerações.
  • Deve ser realizada higienização em todos os locais de prova antes da aplicação dos exames.
  • Disponibilização de álcool em gel a 70% nas entradas das salas e em pontos estratégicos.
  • Disponibilização de sabonete líquido e papel toalha nos lavatórios e banheiros.
  • Manutenção dos ambientes arejados, de preferência de forma natural.
  • Distanciamento entre as pessoas a ser mantido é de 1,5m.
  • Sinalização dos pontos de distanciamento.
  • Proibição do uso de bebedouros com jato inclinado.

Reflexos da Autorização

Com a possibilidade de realização das provas no estado, é estimado que os calendários das Instituições de ensino superior sejam discutidos, já que algumas datas de prova não foram divulgadas ainda.

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) já analisava realizar seu vestibular em 2021. Enquanto que o sistema Acafe, por exemplo, mesmo com as inscrições suspensas ainda mantém suas seletivas marcadas para o mês de novembro.

Muitas instituições tiveram que modificar seu calendário também por conta da alteração das datas de aplicação do Enem, que, excepcionalmente, acontece no mês de janeiro.

Reabertura em Santa Catarina

Nesse mesmo momento em que há a autorização para a realização das provas de concursos e vestibulares. Os eventos também passam a ser permitidos, eles devem acontecer com a capacidade do local reduzida e seguindo as medidas de biossegurança.

Acompanhe a editoria de Carreiras do fdr e fique bem informado sobre os vestibulares que acontecem em todo o Brasil.

Jamille NovaesJamille Novaes
Jamille Pereira Novaes é graduada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), pós-graduada em Gestão da Educação pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU). Como professora de Língua Portuguesa, já atuou no ensino fundamental I e II. Atualmente, trabalha com professora de Língua Portuguesa no ensino técnico e redatora da editoria de carreiras do portal FDR.