Após um impasse com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), os médicos peritos, enfim, têm retornado, gradualmente, aos serviços presenciais nas agências espalhadas pelo Brasil. Anteriormente, eles afirmavam que as unidades não estavam aptas para recebê-los, mas as mesmas passaram por uma nova vistoria e estão validadas para esse tipo de serviço.
Ao todo, 351 médicos federais compareceram presencialmente às agências do INSS, nesta terça-feira (22). Isso significa que 72% de toda a categoria já voltou a função.
Desde março, eles estavam trabalhando na modalidade remota, em “home office”, por causa da pandemia do novo coronavírus, que fechou temporariamente as agências.
Segundo levantamento, foram realizadas 3.059 perícias presenciais em 110 agências. Nesta quarta-feira (23), a expectativa é que 190 agências cumpram as perícias agendadas.
Para anúncio do retorno, a Associação Nacional dos Médicos Peritos (ANMP) divulgou uma lista com 15 agências que estariam aptas ou aptas com restrições para retomada das atividades presenciais.
Entre elas, estão unidades espalhadas em São Paulo, no Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Ceará e Maranhão.
Agências do INSS que retomaram as perícias
- Matão (SP)
- APS Miguel Lemos/Copacabana (RJ)
- APS Ubá (MG)
- APS Santa Maria do Suaçuí (MG)
- APS São Sebastião do Paraíso (MG)
- APS Cachoeiro do Itapirim (ES)
- APS São Mateus (ES)
- APS Santa Teresa (ES)
- Messejana (CE)
- Sobral (CE)
- Caucaia (CE)
- Bom Menino (MA)
Agências Aptas com Restrições
- APS Brusque (SC)
- Fortaleza Sul (CE)
- Fortaleza Centro (CE)
Vale lembrar que para ter acesso a uma consulta que envolva a perícia médica do INSS é necessário realizar um agendamento prévio pelo site do INSS ou pelo aplicativo Meu INSS, disponibilizado gratuitamente nas plataformas Android e iOs, fornecendo nome completo e número do CPF.
A ida presencial a uma agência deve ser feita apenas na data marcada pelo instituto. Por causa da pandemia da Covid-19, a recomendação é que a pessoa compareça às agências sem crianças, usando, obrigatoriamente, máscaras e passando por aferição de temperatura ao entrar nas unidades.
As agências também disponibilizam álcool em gel em diferentes pontos para higienização das mãos.