INSS não realizou sua perícia médica? Você tem direito de remarcar o atendimento

O Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) publicou na terça-feira (22), no Diário Oficial da União, uma portaria que permite a remarcação das perícias médicas agendadas e não atendidas através do telefone 135. O reagendamento será permitido nos casos do não comparecimento do usuário, ou em que não foi possível a realização do atendimento na data previamente agendada.

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INSS não realizou sua perícia médica? Você tem direito de remarcar atendimento
INSS não realizou sua perícia médica? Você tem direito de remarcar atendimento (Imagem: Reprodução / Google)
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Se você é uma das pessoas que tinha sua perícia agendada devido ao retorno dos atendimentos presenciais das agências do INSS e não foi atendido, deve ligar na central de atendimento 135 e efetuar a remarcação. A perícia médica será remarcada para o mesmo local de atendimento inicialmente agendado.

Anteriormente, com a recusa dos peritos de retornarem aos trabalhos, o órgão havia informado que a remarcação da perícia médica seria automática para quem já tinha agendado uma data e não conseguiu ser atendido.

A portaria ressalta que a possibilidade de remarcação pela central de atendimento 135, não se aplica as agências de previdência social (APS) que permanecem fechadas, ou para as APS que não ofertem serviços de perícia médica por ocasião da retomada do atendimento presencial.

Como remarcar pelo telefone?

A Central de Atendimento 135 passou por uma atualização e agora permite que os cidadãos não tenham que, obrigatoriamente, ouvir toda mensagem gravada para ser atendido no serviço desejado.

Para adiantar, é preciso apenas informar o número do CPF e selecionar o número da opção desejada.

Para casos de requerimento de benefícios ou agendamento de perícia médica, é só digitar o número 3. Vale lembrar que a ligação é gratuita. O horário de atendimento é de segunda a sábado, das 7h às 22h, sem intervalo.

Para aprender o passo a passo do agendamento de serviços INSS pelo aplicativo, clique aqui!

“Novo normal” no atendimento presencial do INSS

Por causa da pandemia do novo coronavírus, o INSS exige algumas regras de adaptação ao novo cenário das agências. Isso significa que, neste retorno das atividades presenciais, os atendimentos nas unidades devem ser previamente agendados.

Nas idas às consultas, o uso de máscaras é obrigatório. Na entrada das agências, a temperatura de cada trabalhador é aferida. O INSS também disponibiliza álcool em gel em diferentes pontos para higienização das mãos.

AvatarIsabela Veríssimo
Isabela Veríssimo é jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) com passagens por redações, desde 2016, como o Diario de Pernambuco, Jornal do Commercio e Rede Globo. Atualmente dedica-se à redação de economia do portal FDR.