Como remarcar perícia médica que não foi realizada no INSS? Passo a passo completo!

Nesta terça-feira (22), a portaria que foi publicada no Diário Oficial da União autorizou a remarcação de perícia médica que estavam agendadas e não foram realizadas. Para ter direito ao novo horário, a justificativa deve ser de que os peritos não comparecerem às agências.

Como remarcar perícia médica que não foi realizada no INSS? Passo a passo completo!
Como remarcar perícia médica que não foi realizada no INSS? Passo a passo completo! (Foto: Google)

Os segurados podem fazer a remarcação da perícia pelo telefone 135 do INSS. Segundo a medida, o novo agendamento será permitido nos casos de falha do próprio Instituto.

”Não comparecimento do usuário na data agendada ou em que não foi possível a realização do atendimento”, diz o comunicado.

O texto ainda diz que “a perícia médica será remarcada para o local de atendimento inicialmente agendado”.

Apesar disso, o texto esclarece que não há possibilidade de remarcar por meio da Central 135 se as agências continuam fechadas, ou para as agências que não oferecem os serviços de perícia, por ocasião da retomada do atendimento presencial.

Na semana passada, depois de uma confusão com relação a reabertura das agências do INSS no país, o instituto já tinha informado que a remarcação da perícia médica seria de forma automática.

Volta dos peritos

Ontem (21), o governo informou que as perícias tinham sido retomadas em 57 das 100 agências abertas no país.

De acordo com a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, nesta segunda-feira (21), 149 peritos do INSS retornaram ao trabalho.

A secretaria informou ainda que foram feitas 1.376 perícias presenciais. Cerca de 486 peritos deveriam ter retornado ao trabalho na segunda-feira.

A Associação Nacional dos Peritos Médicos Federais (ANMP) divulgou uma lista em que aparecem 87 agências que são consideradas aprovadas para o retorno dos peritos médicos. 

De acordo com a associação, essas agências com restrição vão voltar a atender com algumas pendência que não impede o retorno do público de imediato, como consultório interditado ou falta de equipamentos.

Até agora, os segurados estavam enviando por meio do meu INSS o atestado médico da perícia.

Como reagendar pelo MEU INSS?

  1. Acesse a página do Meu INSS;
  2. Faça o login e vá busque pela opção “Agende sua Perícia” no menu esquerdo;
  3. Clique em “Agendar Novo”;
  4. Acompanhe o pedido em “Resultado de requerimento/Benefício por incapacidade”;
  5. Compareça na data marcada para a realização da Perícia.

Além disso, a remarcação pode ser feita ligando no telefone 135.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!