Governador de Minas Gerais prevê volta das aulas presenciais nas escolas do estado

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), já está pensando na retomada das aulas nas escolas estaduais do estado. De acordo com o governador algumas cidades já possuem condições de retornar às atividades nas escolas.

Governador de Minas Gerais prevê volta das aulas presenciais nas escolas do estado
Governador de Minas Gerais prevê volta das aulas presenciais nas escolas do estado (Foto: Google)

As instituições estão fechadas desde março, por conta do novo coronavírus. Assim, as aulas estão sendo realizadas de forma remota, por TV, rádio, internet e com material impresso.

Em entrevista à Rádio CBN, nesta terça-feira (22), Zema disse que: “Sou da opinião, sim, que nós já temos condições de retornar, porque o número de casos e óbitos têm caído de forma consistente, e hoje temos um ‘colchão’ de segurança na rede hospitalar. Não podemos mais continuar prejudicando alunos, pais, que têm tido trabalho grande, e essa falta de aula causa problema mental nas crianças também, trancadas em casa, sem convivência social. Estaremos fazendo um esforço para que isso ocorra”.

Além disso, ele afirmou que as decisões sobre a retomada das atividades estão tendo como base o protocolo que foi criado pelas Secretarias de Estado de Saúde e de Educação, e será anunciado nesta semana.

Zema ainda frisou que novamente as tomadas de decisão para a volta às aulas presenciais são de decisão dos prefeitos.

“O próprio STF decidiu que é competência do município deixar ou não um estabelecimento funcionar. O Estado vai orientar, oferecer um protocolo que dará segurança, mas ainda cabe a cada prefeito a decisão”, disse o governador.

De acordo com os dados que foram divulgados pela Secretaria Estadual da Saúde, nesta terça-feira (22), o novo coronavírus já matou 6.764 pessoas no estado de Minas. 

Já foram infectados 273.233 e 239.717 conseguiram se recuperar da doença. O estado segue fazendo acompanhamento de 26.752 casos.

Plano de retomada em Minas Gerais 

O governador afirmou que o planejamento para que sejam retomadas as aulas está sendo realizado por mais de um órgão. 

Ele adiantou que a volta das aulas será diferente de antes, os alunos e funcionários vão ter de seguir alguns protocolos estabelecidos buscando o distanciamento necessário para enfrentar esse momento de pandemia em que o país está enfrentando.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!