Detran SP oferece licenciamento digital para motoristas; saiba como emitir

Desde maio deste ano, o licenciamento de veículos se tornou 100% digital, fazendo com que seja mais preciso que o motorista compareça pessoalmente em uma unidade de atendimento do Detran SP ou Poupatempo para emitir anualmente o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), documento que permite que o automóvel circule. Saiba mais.

Detran SP oferece licenciamento digital para motoristas; saiba como emitir
Detran SP oferece licenciamento digital para motoristas; saiba como emitir (Foto: Google)

A mudança se deve à Deliberação nº180/19 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que estabelece a modificação do CRLV em papel pela via eletrônica, chamada de CRLV-e. Ele terá a mesma validade jurídica da versão impressa, beneficiando mais de 30 milhões de proprietários de automóveis em São Paulo.              

“Mesmo não sendo mais emitido pelo Detran SP e entregue pelos Correios, o processo para solicitar o documento do veículo ficou mais ágil e prático. O serviço está disponível nos portais do Detran e Poupatempo, além do app Poupatempo Digital e pode ser feito com segurança e comodidade, sem a necessidade sair de casa”, diz Ernesto Mascellani Neto, o presidente do Departamento Estadual de Trânsito.  

Durante a pandemia do novo coronavírus, expandiram em 48% as opções de serviços online para manter os atendimentos aos clientes. São 64 opções disponíveis no portal e aplicativo do Detran SP. O Poupatempo e Detran SP oferecem mais de 110 serviços nas plataformas digitais.

Vale ressaltar que houve a emissão de cinco milhões de licenciamentos digitais no Estado entre maio e agosto de 2020. 

Onde encontrar o CRLV digital 

Com o número do Renavam, depois de efetuar o pagamento dos débitos ligados ao automóvel e a taxa do licenciamento em terminais de autoatendimento, agências bancárias, internet banking ou casas lotéricas, o CRLV estará disponível para download e impressão.

Vá no item Licenciamento Digital nos portais do Detran SP e do Poupatempo, ou no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), do Governo Federal, e no portal de serviços do Denatran. 

O documento pode ser salvo no próprio celular ou impresso em casa, com impressora comum, no papel A4, em tinta preta, em página única.  

O licenciamento anual é um processo obrigatório. A falta de licenciamento é uma infração de trânsito prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!