Detran suspende fiscalização de veículos de transporte escolar no DF

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) suspendeu nesta segunda-feira (21) a fiscalização de veículos de transporte coletivo escolar do estado. A medida irá valer durante a pandemia do coronavírus e o documento, mesmo que vencido, continuará sendo de uso obrigatório.

Detran suspende fiscalização de veículos de transporte escolar no DF
Detran suspende fiscalização de veículos de transporte escolar no DF (Imagem: Reprodução/Google)

A Instrução nº 702, publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) dia 17 de setembro de 2020, refere-se apenas para autorizações vencidas a partir de 19 de fevereiro deste ano em consonância com os artigos 185 e 186/2020 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Segundo o diretor-geral do Detran, Zélio Maia, o objetivo da nova medida é evitar aglomerações nas unidades de atendimento e permitir um prazo maior para a renovação da autorização sem nenhum prejuízo aos utilitários desse serviço.

Vale ressaltar que o porte da documentação, mesmo que vencida, continua sendo obrigatório, conforme previsto nos artigos 136, 137 e 230, inciso XX, do Código de Trânsito Brasileiro.

Infração

Quem for flagrado conduzindo veículos escolares sem o porte da autorização estará cometendo infração gravíssima e estará sujeito a uma multa de R$ 1.467,37 e sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Além disso, terá o veículo removido ao depósito.

Renovação

O serviço de renovação continua sendo oferecido pelo Detran-DF através do agendamento pelo e-mail [email protected]. Ao enviar a mensagem, o conduzente de transporte de escolares receberá todas as orientações sobre o serviço, incluindo data e o horário para a realização da vistoria e a apresentação dos documentos para a renovação da autorização.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!