INSS faz previsão para volta das perícias médicas na quarta-feira (23)

As agências do INSS reabriram no dia 14, porém as perícias médicas tiveram que ser canceladas após a decisão da categoria dos médicos peritos não voltarem aos serviços presenciais. Essa decisão foi tomada devido à falta de condições básicas de segurança em relação à contaminação por Covid-19.

INSS faz previsão para volta das perícias médicas nesta semana
INSS faz previsão para volta das perícias médicas nesta semana (Imagem: Reprodução/Google)

O Instituto Nacional do Seguro Social reabriu as agências para o atendimento presencial na última segunda-feira (14), oferecendo os seguintes serviços:

  • Perícia médica;
  • Avaliação social;
  • Cumprimento de exigências;
  • Justificação administrativa ou judicial;
  • Reabilitação profissional.

Porém, as perícias médicas precisaram ser canceladas após decisão da categoria dos médicos peritos decidirem não voltar ao trabalho.

A Associação Nacional dos Peritos Médicos Federais (ANMP) informou que a categoria tomou essa decisão após 12, das mais de 800 agências que voltaram ao atendimento presencial, terem sido aprovadas nas vistorias realizadas.

De acordo com a associação “Mesmo com todo o alarde da pandemia, ainda tínhamos agências sem EPI [Equipamentos de Proteção Individual] até o presente, dentre diversos outros problemas”.

Mesmo com a volta dos atendimentos presenciais das agências do Instituto Nacional do Seguro Social, muitos segurados não puderam resolver os problemas que o fazem estar na fila de espera, já que boa parte necessita da perícia médica.

O Instituto tem 1.568.050 pedidos esperando atendimento, sendo que 50,4% precisam do atendimento da perícia médica. São 790.390 processos que esperam a perícia médica e os outros 777.660 aguardam cumprimento de exigências.

De acordo com os dados disponibilizados pelo INSS, os processos que aguardam perícia médica são:

  • 614 são para ter acesso à Assistência à Pessoa com Deficiência (50%);
  • 730 são pedidos para o auxílio-doença (47%);
  • 805 solicitam a aposentadoria por meio da Lei Complementar 142/2003;
  • 528 pedem adicional de 25%;
  • 676 a isenção de Imposto de Renda;
  • 037 Pensão por Morte.

Na mesma segunda-feira (14), o INSS informou que as inspeções retomariam e que seria realizada em parceria com a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho.

Segundo Luiz Argolo, presidente da ANPM, a categoria poderá voltar ao trabalho na próxima quarta-feira (23).

“Estando todos os itens de segurança em conformidade, a perícia volta. Ninguém está fazendo movimento irresponsável ou político não”, disse.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.