IFSul muda data para aplicação do vestibular de verão devido a pandemia

O Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFSul) adiará o vestibular de verão 2021, devido à pandemia de Covid-19. O anúncio foi realizado na última sexta-feira (18) pela reitoria do Instituto. O objetivo é evitar aglomerações diante o cenário de calamidade pública em que o mundo está passando.

IFSul muda data para aplicação do vestibular de verão devido a pandemia
IFSul muda data para aplicação do vestibular de verão devido a pandemia (Imagem: Reprodução/Google)

No anúncio feito pela reitoria da IFSul, foi decidido o adiamento do vestibular de verão que ocorreria em dezembro e tinha como intuito preencher as vagas para os cursos técnicos e de graduação.

A decisão tem como objetivo proteger os candidatos e os servidores de um possível contágio pelo Covid-19.

Segundo o reitor da IFSul, Flávio Nunes, “O nosso vestibular de verão 2021 ocorre normalmente em dezembro e vamos adiá-lo para evitar aa aglomeração de pessoas. A realização de um processo dessa magnitude requer, em todas as suas faces, a participação de um número enorme de pessoas, e é extremamente necessária a preservação da integridade de servidores, candidatos e de seus familiares”, afirmou.

Dessa maneira, o adiamento, não só protege os candidatos, mas também os servidores que iriam oferecer seus servidores antes, durante e após o processo seletivo.

E, por consequência, também protege toda a comunidade, já que evita a propagação do vírus e o contagio de seus familiares.

O calendário do instituto está suspenso, devido à pandemia, por esse motivo, o ingresso de novos estudantes só poderá acontecer após a recuperação do calendário. Sendo assim, a decisão é benéfica para a conservação da saúde dos novos alunos.

“A medida também favorece para que haja a organização de um sistema acadêmico com a realização de matrículas totalmente online, evitando filas, aglomerações e geração de papéis”, completou Flávio Nunes.

Vestibular de verão do IFSul

Em 2019, as inscrições para o vestibular de verão iniciaram em setembro e foram até outubro. A prova foi aplicada em dezembro e as vagas eram para os cursos de graduação nos seguintes campus:

  • Bagé;
  • Camaquã;
  • Charqueadas;
  • Gravataí;
  • Lajeado;
  • Passo Fundo;
  • Santana do Livramento.

A prova do Processo Seletivo é compota por uma redação de caráter eliminatório, com pontuação máxima de 100 pontos. O resultado foi divulgado também em dezembro no site www.processoseletivo.ifsul.edu.br.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.