Estuda em colégio militar? Aulas retornarão nesta semana em TODAS as unidades 

As aulas presenciais em colégio militar já estão com data marcada. A reabertura das unidades para as atividade será de forma gradual. Nesta segunda-feira (21), todas as escolas vão receber os alunos. As três unidades em Belém, Manaus e Rio de Janeiro já estão abertas

Estuda em colégio militar? Aulas retornarão nesta semana em TODAS as unidades
Estuda em colégio militar? Aulas retornarão nesta semana em TODAS as unidades (Imagem: reprodução Google)

De acordo com o Exército Brasileiro, “o retorno às atividades presenciais vai ocorrer de forma gradual, iniciando com os alunos do Ensino Médio”. Ao todo, são 14 colégios espalhados pelo país. 

Ainda segundo o Exército, “pelo seu enquadramento como estabelecimentos de ensino oficial de natureza ‘sui generis’, entende-se que os Colégios Militares reúnem excelentes condições para o retorno de seus alunos às atividades presenciais, o que ocorrerá a partir do próximo dia 21 de setembro”.

As aulas nas escolas militares do país foram interrompidas em março, por consequência da pandemia de coronavírus. Os alunos, no entanto, estavam com aulas remotas desde então. 

No entanto, em nota publicada o Exército diz que as aulas virtuais não colaboram para realização das atividades mais complexas que necessitam do contato entre aluno e professor.

“A Diretoria de Educação Preparatória e Assistencial (DEPA), responsável pela coordenação, controle e supervisão das atividades dos Colégios Militares (CM), embasada nas orientações dos Ministérios da Defesa, da Educação e da Saúde, do Comando do Exército e do Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx), orientou o planejamento da retomada das atividades presenciais, com uma rígida vigilância sobre os protocolos sanitários previstos para essa situação”, resultou o Exército Brasileiro por um comunicado.

Medidas de segurança para o retorno das aulas no colégio militar

O Exército reforça que as escola estão em condições sanitárias regulares para o retorno das atividades presenciais. Os estudantes terão de usar máscaras e não poderão ter contato físico. 

Na entrada, há postos de triagem, onde estão disponibilizados álcool em gel e/ou borrifador de álcool líquido, para higienização das mãos e de objetos; há, também, equipamentos para a aferição de temperatura.

As salas de aula foram adequadas para atender às normas de sanitização. Os alunos estão sendo conscientizados para o cumprimento dos procedimentos de higienização e afastamento.

As instalações estão desinfectadas e são organizadas de forma que mantenham a distância mínima de 1,5 metros entre as pessoas. As portas e janelas das salas de aula permanecerão abertas durante o seu uso, possibilitando a ventilação e a circulação de ar.