Detran-PE funcionará aos sábados; veja quais serviços estarão disponíveis no órgão

O Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) irá abrir exclusivamente aos sábados para atender as pessoas que querem obter a primeira via da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Por causa da pandemia do novo coronavírus, o serviço será realizado apenas mediante agendamento através do site do Detran-PE. A decisão tenta conter o avanço da doença no estado, que já registrou mais de 139,3 mil casos.

Detran-PE funcionará aos sábados para atendimento de 1ª habilitação
Detran-PE funcionará aos sábados para atendimento de 1ª habilitação (Imagem: Montagem/FDR)

O horário de funcionamento no sábado será o mesmo dos dias úteis: das 8h às 13h. A abertura não acontece imediatamente em todas as unidades.

Primeiro, serão abertas as agências Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), que ficam no interior do estado. As unidades que têm sede nos shoppings passam a oferecer o serviço a partir do dia 26 de setembro.

De acordo com o diretor geral do departamento Sebastião Marinho, durante o período da pandemia, quando as agências ficaram com o atendimento suspenso desde março, foram retidos mais de 50 mil pedidos.

“Tivemos um acúmulo grande. Nós vamos atender em quatro ou cinco sábados em que vamos fazer exclusivamente esse serviço nos shoppings e nas Ciretrans”, afirmou.

Como realizar a emissão da 1ª CNH?

Segundo Marinho, o primeiro passo é fazer o agendamento na internet. Nesta etapa, o site do Detran-PE solicita um cadastro, que é realizado ao disponibilizar o CPF, um e-mail e criar uma senha.

Posteriormente, com o agendamento já confirmado, é hora de comparecer presencialmente a um posto do Detran com documento de identificação no dia marcado.

“Depois, ele vai realizar os exames psicológicos e médicos, para então ir para a autoescola, realizar as aulas teóricas e o exame teórico. Depois, passa para as aulas práticas e o exame prático. A partir daí adquire sua CNH, sendo aprovado em nossos pátios de exames”, detalhou.

Os atendimentos para outros serviços nas unidades do Detran também são realizados entre 8h e 13h. Nas unidades localizadas nos shoppings, o acesso é das 10h às 20h. Já nas unidades do Expresso Cidadão, das 11h às 17h.

O Detran-PE disponibiliza o telefone (81) 3435-1514 para casos de dúvidas sobre qualquer serviço.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!