Três canais que o INSS usa para falar com VOCÊ sobre benefícios e agendamentos 

As agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estão reabrindo gradualmente desde a última segunda-feira (14). Para auxiliar os beneficiários com os procedimentos necessários para o agendamento de serviços, o órgão entra em contato por meio de e-mail, SMS ou pelo Meu INSS (site e aplicativo). 

Três canais que o INSS usa para falar com VOCÊ sobre benefícios e agendamentos 
Três canais que o INSS usa para falar com VOCÊ sobre benefícios e agendamentos (Imagem: reprodução Google)

Em diversas regiões do país, no entanto, os segurados do instituto estão tendo problemas para agendar os horários e serem atendidos.

Quem estiver tendo dificuldades deve entrar em contato com órgão por meio do Meu INSS ou no telefone 135. 

Reabertura do INSS sem perícia médica

Apesar das de pouco mais de 500 das 1,5 mil agências do instituto já estarem funcionando, o serviço de perícia médica ainda não foi normalizado.

Os médicos do instituto decidiram não retornar ao trabalho na segunda-feira (14), alegando falta de segurança devido à pandemia. 

De acordo com o instituto, estão sendo realizadas nos consultórios inspeções e adequações necessárias. E que as pessoas que não conseguiram o atendimento, serão reagendadas automaticamente

Para verificar se a perícia retornou nas agências, o instituto informa que o beneficiários deve acessar esse site

Serviços que foram retomados INSS

As agências do instituto estão retomando o atendimento presencial apenas para:

  • avaliação social;
  • cumprimento de exigências;
  • justificação administrativa ou judicial;
  • reabilitação profissional.

Solicitações de aposentadoria, pensão por morte e salário-maternidade continuam sendo feitas pelo Meu INSS ou no 135. Já a prova de vida segue suspensa até 30 de setembro.

Como fazer agendamento no INSS

1º passo – Acesse o site do Meu INSS

No site do instituto você verá alguns acessos rápidos, como serviços do Meu INSS, agendar perícia e resultado de benefício por incapacidade.

2º passo – Seus dados

A página principal do Meu INSS vai abrir pedindo para você entrar, se cadastrar ou se inscrever no instituto.

Existem também alguns serviços que não necessitam de senha, como é o caso dos agendamentos. Caso você queira entrar com cadastro, clique em “cadastrar senha”;

3º passo – Seus requerimentos

Após estar logado, irá carregar a tela de serviços do sistema. Então, você deve clicar em “Agendamentos/Solicitações” e abrirá uma página com todos os seus requerimentos. Vale lembrar que, se esse for seu primeiro acesso, não haverá requerimentos anteriores;

4º passo – Escolha seu serviço

Agora vai aparecer uma lista grande de opções de atendimento no órgão. Em seguida, selecione qual o serviço solicitado;

5º passo – Dados de contato

Agora, você deve conferir os seus dados e preencher suas informações de contato: celular, telefone fixo e e-mail. Verifique se está tudo certo e dê ok. Caso falte alguma informação de contato, preencha, pois elas são muito importantes.

Depois de tudo preenchido e enviado, pronto, em sua tela aparecerá a confirmação do agendamento solicitado. Fique atento para solicitar o serviço correto. Para acompanhar a solicitação, basta acompanhar o portal Meu INSS.

Agendar pelo aplicativo para celular

Após fazer o download do aplicativo, entre para realizar o login ou cadastro do beneficiários. 

Para fazer seu cadastro no portal, você precisará de: CPF, nome completo, data de nascimento, nome da mãe e estado em que nasceu.

Também é preciso responder algumas perguntas sobre sua vida profissional. As perguntas servem para conferir sua identidade. Em seguida, escolha a modalidade de atendimento que deseja agendar.

Ao realizar o agendamento, o segurado será orientado em relação à agência onde será atendido. Quem for às agências deverá usar máscaras e será terá sua temperatura medida antes de entrar no local.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!