Estado de São Paulo tem todas as cidades na fase amarela do Plano; o que isso significa? 

A situação da pandemia de coronavírus está em uma nova fase em São Paulo. O Governo anunciou no último dia 11, pela primeira vez desde o início da pandemia, que todo o estado de SP está nas fase amarela. O novo nível é considerado intermediário e algumas mudanças podem ser realizadas nas cidades. 

Estado de São Paulo tem todas as cidades na fase amarela do Plano; o que isso significa? 
Estado de São Paulo tem todas as cidades na fase amarela do Plano; o que isso significa? (Imagem: reprodução Google)

Nesse sentido, podem ser abertos os comércios, restaurantes, bares, academias e salões de beleza em todo o estado. O funcionamento, no entanto, segue com horário reduzido de 8 horas e com 40% de capacidade. O  uso de máscara e álcool em gel continuam sendo obrigatórios. 

Por conta do estado ter chegado no nível intermediário da pandemia, o Centro de Contingência da covid-19 alterou a regra de atualizações. Antes quinzenais, elas passam a ser mensais, com a próxima reclassificação no dia 9 de outubro.

Até lá, São Paulo fica na fase amarela do Plano SP, a diretriz para controle da pandemia, que tem uma escala de 1 a 5.

As medidas ainda podem ser alteradas

De acordo com o Governo paulista, apesar de as atualizações serem mensais, caso os números piorem em alguma região, podem ocorrer mudanças.

Nesse sentido, a região que apresentar aumento significativo no número de casos de coronavírus, ocorrerá o retrocesso direto para a fase vermelha. Nessa fase, somente os serviços essenciais podem funcionar.

“Entramos em um novo momento do monitoramento da pandemia. Por recomendação do Centro de Contingência fizemos esta alteração para garantir estabilidade. Se houver piora significativa, manteremos a regra de rebaixamento imediato para a fase vermelha, em qualquer região. Não haverá retorno para a fase 2 laranja”, contou o governador de SP, João Dória, em entrevista coletiva nesta sexta-feira no Palácio dos Bandeirantes.

Segundo dados do governo do estado, a fase amarela foi possível devido a redução no no número de óbitos e da taxa de ocupação de leitos de UTI.

O estado chegou a ter uma média móvel diária de mortes de 289, em agosto. Agora, a média está em 178, a mais baixa desde maio. O dado médio é calculado de acordo com os últimos sete dias.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!