UFJF retoma primeiro semestre letivo na próxima semana

Com as aulas presenciais suspensas até o dia 27 de novembro, a Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF acaba de anunciar que as aulas remotas do primeiro semestre letivo de 2020 serão iniciadas já na próxima segunda-feira (21).

UFJF começa segundo semestre letivo na próxima semana
UFJF começa segundo semestre letivo na próxima semana. Imagem/Reprodução Google

As aulas presenciais na UFJF foram suspensas em março e já são seis meses que os alunos estão sem estudar na instituição.

A Universidade já até divulgou um Protocolo de Biossegurança que visa garantir a saúde daqueles alunos que precisarão ir à instituição para participar do ERE.

Como funcionará o Ensino Remoto Emergencial?

O ERE permitirá que os estudantes participem ao vivo ou assistam as aulas depois. As plataformas Google ou Moodle, a depender do curso de graduação, foram as escolhidas pela instituição e todos os alunos e professores já tiveram seus e-mails cadastrados.

As aulas serão retomadas em Governador Valadares e Juiz de Fora. Ao todo 72 cursos retornam com 2,560 disciplinas.

Para esses primeiros 15 dias de aula, a Universidade preparou uma espécie de revisão dos conteúdos que estavam sendo trabalhando em março, antes da suspensão das aulas.

A pró-reitora de Graduação, Maria Carmem de Melo, assegura aos alunos que esse ensino é novidade para todos os lados e que é preciso dar continuidade ao ensino/aprendizagem, mas sem toda a rigidez da sala de aula.

Não estão previstas avaliações rígidas, pois é um tempo para ajustes e todo mundo ficar mais tranquilo”, disse Carmem.

A universidade tem se preocupado com a conduta dos alunos no ambiente virtual de ensino, então, lançou uma campanha em sua Rede Social dicas para os usuários.

Calendário adaptado

Com os seis meses sem aula, o calendário letivo teve que ser modificado. As aulas agora retomadas são do primeiro semestre letivo de 2020 e devem acontecer até o dia 27 de novembro.

Já as aulas do segundo semestre estão previstas para iniciar em 14 e dezembro e irem até 22 de março, com pausa no final do ano. E acontecem também de modo virtual.

Não quero participar da aula virtual, e agora?

O ERE foi oferecido para que o aluno consiga dar continuidade aos seus estudos. Contudo, ele pode escolher não participar das aulas virtuais.

Caso opte por isso, ele pode realizar o trancamento total ou parcial do curso. Mas, é preciso que ele já tenha cumprido uma carga horária mínima.

Quer saber mais sobre o Ensino Remoto no Brasil? Acompanhe a seção Carreiras do portal.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jamille Novaes
Jamille Pereira Novaes é graduada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), pós-graduada em Gestão da Educação pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU). Como professora de Língua Portuguesa, já atuou no ensino fundamental I e II. Atualmente, trabalha como professora de Língua Portuguesa no ensino técnico e redatora da editoria de carreiras do portal FDR. Jamille utiliza sua experiência na área da educação para cobrir notícias sobre cursos, vestibulares, empregos e concursos.