Detran-PB inicia a Semana Nacional de Trãnsito com foco na violência e acidentes ao volante

O Detran da Paraíba realizará transmissões ao vivo diariamente durante a Semana Nacional de Trânsito, do dia 18 a 25 de setembro. As lives possuem o objetivo de trazer para as pessoas a discussão sobre violência e acidentes nas vias e rodovias da Paraíba. A primeira transmissão ocorre hoje, sexta-feira, com transmissão pelo Facebook e pelo canal oficial no YouTube do órgão.

Detran da Paraíba realizará lives diariamente durante a Semana Nacional de Trânsito, do dia 18 a 25 de setembro
Detran da Paraíba realizará lives diariamente durante a Semana Nacional de Trânsito, do dia 18 a 25 de setembro (Imagem: Reprodução/TV Cabo Branco)

O tema duramente a Semana Nacional de Trânsito será: “Perceba o risco, proteja a vida!”. Segundo a divulgação do Detran Paraíba, o tema faz “alusão à necessidade de discutir todos os riscos nas vias e rodovias públicas do país, envolvendo principalmente os mais vulneráveis, como pedestres, ciclistas, motociclistas e pessoas com deficiência”.

A live de abertura, que aconteceu hoje, foi presidida pelo superintendente Agamenon Vieira. Teve a participação do presidente do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Frederico Carneiro, da presidente da Associação Nacional do Detrans (AND), Larissa Abdala.

Além disso, também conta com participação de demais órgãos envolvidos com o Sistema Nacional de Trânsito e representantes da Secretaria da Saúde. A mediação está por conta da coordenadora de Educação de Trânsito, Ana Paula Buzetto.

Novo horário a partir de segunda

A partir da segunda-feira (21), no entanto, as transmissões ao vivo começarão às 10h. O tema será “Vulnerabilidade e fragilidade no trânsito: Registros e relatos de experiência”. Esta data será o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência.

Na terça-feira (22), em celebração ao Dia Mundial sem Carro e Dia Internacional da Carona Solidária, será abordado sobre “Limites e Possibilidades para uma Mobilidade Humana”.

Na quarta-feira (23), no Dia Nacional dos Agentes de Trânsito, o Detran abordará “A Operação Lei Seca na Paraíba”.

Na quinta-feira (24) haverá abordagem sobre as “ações educativas voltadas para um trânsito mais seguro na Paraíba”.

Por fim, na sexta-feira (25), em que é celebrado o Dia Nacional dos Agentes de Trânsito, o tema será sobre “Comportamentos para uma pilotagem segura no trânsito”. O foco desse dia será mais em torno dos motociclistas.

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.