Auxílio emergencial: Aprenda a SACAR ou transferir seu benefício

Pagamentos do auxílio emergencial seguem movimentando agências da Caixa Econômica Federal. A partir deste sábado (19), os aniversariantes do mês de janeiro terão acesso ao benefício em sua versão física. Inicialmente, a quantia esteve retida no aplicativo Caixa Tem e agora passará a ficar disponível em espécie. Se você está com dúvidas sobre como fazer o saque, confira mais informações no texto abaixo.  

Auxílio emergencial: Aprenda a SACAR ou transferir seu benefício (Imagem: Google)
Auxílio emergencial: Aprenda a SACAR ou transferir seu benefício (Imagem: Google)

Para poder fazer o saque do auxílio emergencial você deve comparecer até uma agência da Caixa Econômica Federal, ou do banco que cadastrou durante a inscrição no programa. 

No entanto, há opções ainda mais fáceis para que se evite as longas filas de liberação do benefício. A melhor opção de ter seu dinheiro na mão é aderindo a transferência bancária gratuita.  

Nesse caso, você deve realizar o procedimento através do próprio Caixa Tem. Basta acessar o aplicativo, na hora do login informar o código enviado para o seu celular e se conectar a plataforma.

Após entrar no seu perfil individual, você deverá selecionar a opção transferência que lhe será apresentado no chat.  

Feito isso, basta informar os dados bancários para onde irá transferir, sendo recomendando que o TED seja feito para uma conta de sua mesma titularidade. Depois, confirme o valor do envio e revise para verificar se todas as informações estão corretas. Por fim, basta confirmar e aguardar o envio do comprovante.  

Dentro de 24h o valor será depositado na conta informada e você poderá saca-lo em qualquer caixa eletrônico 24h através da utilização de seu cartão do banco ou por sua digital.

Dessa forma, evita-se as aglomerações da Caixa que está realizando os pagando do Bolsa Família, Auxílio Emergencial e Saque Emergencial do FGTS.  

Calendário de pagamentos do auxílio emergencial 

Ao longo desta sexta-feira (18), a instituição está liberando o valor de R$ 600 para os seguintes segurados do Cadastro Único:  

  • aprovados no primeiro lote recebem a quinta parcela;   
  • aprovados no segundo lote recebem a quarta parcela;   
  • aprovados no terceiro e quarto lotes recebem a terceira;   
  • aprovados no quinto e sexto lotes recebem a segunda;  
  • aprovados no sétimo lote recebem a primeira parcela;  
  • aprovados no primeiro lote, mas que tiveram o benefício suspenso, recebem a quinta parcela;  
  • aprovados em outros lotes, que receberam a primeira parcela em meses anteriores mas tiveram o pagamento reavaliado em agosto, recebem todas as parcelas restantes, até a quinta. 
Imagem: G1/Economia

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.