Saques através do PIX podem ser liberados no próximo ano, diz BC

O Banco Central (BC) afirmou no último dia 14, que está desenvolvendo uma forma de efetuar saques por meio do sistema Pix. A proposta será de disponibilizar a funcionalidade ao público no segundo trimestre do ano que vem.

Banco Central afirmou que disponibilizar o sistema Pix ao público em março de 2020
Banco Central afirmou que disponibilizar o sistema Pix ao público em março de 2020 (Imagem: Reprodução/Twitter)

O Pix é um sistema de transferências e pagamentos instantâneos. O intuito é de baratear o custo das operações e tornar mais ágil, já que as transações acontecerão em até 10 segundos. O sistema está previsto para chegar dia 16 de novembro no Brasil.

O Banco Central afirmou, em sua conta no Twitter que: “O Banco Central está desenvolvendo um projeto para possibilitar a realização de saques nos estabelecimentos comerciais, utilizando o Pix, o pagamento instantâneo brasileiro, que será lançado em novembro”.

“A possibilidade de sacar em estabelecimentos comerciais vai dar mais opções de saque para toda a população, independentemente da instituição na qual os cidadãos possuam conta, além de trazer mais conveniência e capilaridade ao serviço”, complementa.

Vantagens do serviço

O sistema possui a vantagem de funcionar 24 horas por dia, todos os dias da semana. O pagamento pode ser feito próprio celular, por meio do QR Code. As empresas teriam custos menores, pela facilidade no pagamento e diminuição dos gastos para o fluxo do dinheiro físico.

Segundo Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, o Pix “é um instrumento que faz com que a gestão de fluxo de caixa atinja um novo patamar de eficiência. Menos custos significa mais margem [de lucro] para quem está de um lado e menos preço para quem está no outro”.

O presidente também ressaltou a importância para a situação atual de pandemia e crise financeira.  Este recurso pode se tornar bastante útil para o país em que as compras digitais estão em alta.

“Há um movimento de inovação que se acelerou em várias áreas”, declarou, na abertura do seminário virtual Conexão Pix.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Silvio Souza
Silvio Suehiro Souza é formado em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Desde 2019 dedica-se à redação do portal FDR, onde tem acumulado experiência e vasto conhecimento na área ligada a economia, finanças e investimentos. Além disso, Silvio produz análises sobre produtos e serviços financeiros, sempre prezando pela imparcialidade e informações confiáveis.