PIX: Perguntas e respostas para tirar suas dúvidas sobre a solução de pagamentos

O PIX, sistema de pagamentos instantâneos já está presente em diversos países e o Brasil está próximo de entrar na lista. Mas o que é esse sistema e por que ele promete revolucionar a forma das pessoas realizarem os pagamentos? Descubra a seguir:

Pix começará a funcionar em novembro
Pix começará a funcionar em novembro (Imagem: Reprodução/Google)

O que é o Pix?

Pix é um novo sistema de pagamentos lançado pelo Banco Central do Brasil, como forma de facilitar o fluxo de pagamentos e transferências da população. A ideia é de tornar as operações mais rápidas e mais baratas.

Quais os diferenciais do Pix?

Ele funcionará 24 horas por dia, todos os dias da semana. A pessoa não precisará esperar dias para o pagamento na conta, pois esse sistema promete realizar a transação em até 10 segundos. Haverá opção de pagamento pelo escaneamento de QR Code. Além disso, poderá ser criada uma chave Pix para otimizar as transações.

Quem oferecerá o serviço?

Instituições financeiras e de pagamentos estarão oferecendo o serviço. Vale lembrar que a obrigatoriedade é somente para essas instituições com mais de 500 mil contas de clientes ativos. Apesar disso, a tendência é que, de forma geral, as empresas comecem a aderir ao modelo por conta das vantagens mencionadas.

Quem pode participar?

A pessoa interessada precisa ter uma conta corrente, poupança ou pagamento pré-pago em alguma dessas instituições financeiras e de pagamentos cadastradas no serviço.

O que é a chave Pix?

A chave Pix é um dado que identifica as informações do usuário de forma resumida. Esse cadastro pode pelo telefone, e-mail, CPF/CNPJ, RG ou um código aleatório feito pelo sistema. Esta é uma forma de facilitar a transação, porém não é obrigatória.

O sistema será gratuito?

Para as pessoas físicas não haverá custo. Para as pessoas jurídicas, terá uma taxa, porém menor que as opções tradicionais.

O que poderá ser comprado com o Pix?

O sistema permite transação de qualquer situação. Da mesma forma, o pagamento poderá ser feito pelo QR Code, com os comércios participantes.

 Quando começará a funcionar?

A data prevista para o funcionamento será dia 16 de novembro. Com relação ao cadastramento das chaves, o processo começará dia 5 de outubro, sendo que as instituições entrarão em contato com as pessoas interessadas.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.