Entenda porquê o CFO se destacou em meio a crise do novo coronavírus

A capacidade de análise e gerenciamento de risco de um CFO tem ajudado as empresas a melhorarem seus próximos passos e com isso o cargo tem ganhado muita importância durante a crise causada pela pandemia do novo coronavírus.

Entenda porque o CFO se destacou em meio a crise do coronavírus
Entenda porque o CFO se destacou em meio a crise do coronavírus (Imagem: Reprodução/Google)

Toda crise obriga as empresas a realizarem diagnósticos internos e tentar controlar ou até mesmo reduzir custos. Sempre em busca de atravessar o período da melhor maneira e, de preferência sem perder o lucro total.

Com isso, o Diretor Financeiro ou Chief Financial Officer (CFO) se destaca, pois lidera todo esses processos acima ao lado do Presidente ou Chief Executive Officer (CEO), sendo seu parceiro em todas as estratégias elaboradas.

O CFO também é responsável por áreas como a contabilidade, planejamento financeiro, orçamentos e pagamentos de impostos.

Por fim são responsáveis também por cuidar do controle de despesas da empresa e realizar relatórios financeiros.

Tais funções podem ser mais restritas ou amplas, conforme a empresa.

Em épocas de crise, uma empresa necessita cortar custos de qualquer maneira. Buscando evitar a demissão dos funcionários, o CFO entra em ação como um agente transformador, criando soluções rápidas, porém menos drásticas, como redução de gastos com marketing e logísticas, por exemplo.

Durante esse período de ajustes é ainda mais preciso que essa relação de troca entre o CFO e o CEO aconteça para que todas as áreas da empresa sejam alinhadas conforme o plano estratégico de uma maneira mais suave e contando com o apoio das demais equipes.

Buscando identificar oportunidades de crescimento na empresa, o uso da tecnologia é primordial para facilitar todo o trabalho de um CFO na chamada ‘nova economia’.

A maioria dos diretores já utiliza a inteligência analítica e big data ao definir estratégias de negócios em diferentes setores.