Detran-BA admite sobra de VAGAS para prova de direção na pandemia

Provas práticas para a obtenção da carteira de motoristas são reduzidas na Bahia. Nessa semana, o Detran-BA, em Salvador, informou que está com vaga sobrando para fazer o exame de validação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Após um período paralisado, pela pandemia do novo coronavírus, o órgão voltou a funcionar, mas está recebendo um fluxo muito menor de cidadãos.  

Detran-BA admite sobra de VAGAS para prova de direção na pandemia (Imagem: Google)
Detran-BA admite sobra de VAGAS para prova de direção na pandemia (Imagem: Google)

Aqueles que tinham datas marcadas antes da pandemia e tiveram a prova do Detran-BA suspensas, voltaram a concluir os agendamentos agora. Entre 27 de agosto e 10 de setembro, 798 pessoas retomaram as inscrições, um número inferior ao mesmo período em 2019 que contava com mais de mil exames.  

Dos 798 candidatos, 405 foram aprovados ( 50,7%), 244 reprovados (30,5%) e 148 não compareceram (18,5%). Nas semanas seguintes, entre os dias 11 e 14 de setembro, foram marcados mais novos 305 exames práticos.  

Foram meses de atividades interrompidas. Por esse período parados, acreditávamos que mais pessoas procurariam o serviço já que a demanda foi reprimida, mas não estamos percebendo isso”, explicou o coordenador de exames do Detran-BA, Heraldo Neto, ao afirmar que a demanda é menor que o esperado pelo órgão para o retorno pós pandemia.  

Heraldo reafirma ainda que, mesmo com uma expectativa reduzida, o número apresentando ainda deve ser visto de forma positiva a se considerar a atual realidade do país em termos de saúde pública e isolamento.  

Divisão por categoria  

Para quem deseja se inscrever, estão sendo ofertadas 240 vagas diárias para a realização dos exames na categoria A (moto) e B (carro).

Além disso, há testes para as habilitações D (van e micro-ônibus), E (carreta), C (caminhão não articulado), destinados para os motoristas já habilitados que “nunca passam dos 30 testes diários”, segundo Neto. 

“Muitas pessoas ficaram muito tempo paradas e, como se trata da 1ª habilitação, estas devem estar praticando antes de fazerem o teste. Ainda existe o cuidado pessoal, já que alguns alunos buscam evitar a exposição desnecessária ao risco de contrair a covid-19”, comentou o coordenador, alegando que a crise financeira pode afetar nessa baixa.   

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.