PONTOS CHAVES
- Erros no Caixa Tem travam pagamentos do auxílio emergencial e FGTS
- Cidadão deve ir até a Caixa para atualizar seus dados
- Aplicativo pode ser reinstalado em caso de entraves
Segurados do auxílio emergencial seguem enfrentando dificuldades com o Caixa Tem. Meses após o lançamento da poupança digital da Caixa Econômica Federal, muita gente ainda está indo até uma agência bancária só para tirar dúvidas e resolver problemas na ferramenta. Visando otimizar a vida do leitor, no texto abaixo explicaremos as principais resoluções do app. Confira.
Antes de mais nada, você precisa entender o que é o Caixa Tem e como ele funciona. Trata-se de um app desenvolvido pela Caixa para permitir que os segurados utilizem os valores enviados para a poupança digital. Atualmente, há dois pagamentos sendo feitos por ele: auxílio emergencial e saque emergencial do FGTS.
O aplicativo permite que o cidadão consiga fazer pagamentos, transferências e compras por meio da utilização de seu cartão de débito virtual. Além disso, é possível conferir o saldo e acompanhar o andamento dos benefícios a serem recebidos.
Resolução de problemas no Caixa Tem
O primeiro problema detectado pela maioria dos segurados é o erro no número do celular. Nesse caso, o cidadão vai ter que ir até uma agência da Caixa para poder trocar o telefone.
Sim, o procedimento só pode ser feito por um agente bancário e você deve esperar, nos guichês de atendimento, para confirmar se a mudança foi concluída com êxito.
Apenas com o número do celular correto é que se consegue ter acesso a carteira digital. Para poder se conectar a plataforma e usufruir de seus serviços, o usuário recebe um código de acesso, por sms, concedendo a autorização.
Perda de e-mail ou mudança de senha
Nesse caso, também é preciso ir até uma agência para poder fazer a correção. O cidadão precisa apresentar seu RG ou qualquer outro documento de identificação com foto. É importante frisar que tais serviços só podem ser feitos pela Caixa.
Evite se conectar com demais sites ou ferramentas online para não acabar caindo em golpes e ter seu benefício roubado.
Aplicativo travando
Em caso de erros na ferramenta, tente inicialmente desinstalar, atualizar o celular e depois instalar novamente. Em dias de pagamento, é normal que o sistema fique sobrecarregado e dessa forma o acesso fique um pouco mais lento. Uma boa dica é utilizar fora dos horários de pico.
Documento não reconhecido
Nesse caso é preciso conferir os dados de registros presentes em seu cadastro. Caso identifique que algum número ou outra informação foi errado, você precisará ir até a Caixa, com os informes corretos e atualizar o registro. Somente após a confirmação é que sua conta ficará autorizada para uso.
Pagamentos de boletos no Caixa Tem
Se você tiver problemas na hora de pagar os boletos, confira se o código de barras está com a leitura legível ou se você digitou os números corretamente.
Normalmente, na hora de copiar e colar essas informações é comum que haja uma troca ou ausência de dígitos. Basta revisar as informações e confirmar o valor e dados do recebedor.
Se ainda assim, se a ferramenta não funcionar tente se desconectar e depois retorne a plataforma para tentar mais uma vez.
Transferências
As transferências bancárias estão sendo realizadas pelo chat do Caixa Tem. Ao se conectar, você deve informar o serviço desejado.
No caso de TED, informe os dados da conta bancária e titular para quem você estará fazendo o envio, depois verifique se as informações estão corretas, repasse o valor e confirme a ação.
Não esqueça de guardar o comprovante da transição, pois se houver algum erro e o valor não for creditado, você consegue reaver na Caixa.
É válido ressaltar que o Caixa Tem funciona apenas por meio da plataforma digital e não é possível fazer saques diretos na plataforma.