Atenção, pensionistas! INSS alerta sobre notificações que chegarão no app, e-mail e SMS

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) reabriu algumas das agências para o atendimento presencial na última segunda-feira (14). E informou que os segurados com horário marcado devem ficar atentos às notificações enviadas pelo Meu INSS, SMS e e-mail.

Atenção, pensionistas! INSS alerta sobre notificações que chegarão no app, e-mail e SMS
Atenção, pensionistas! INSS alerta sobre notificações que chegarão no app, e-mail e SMS (Foto: Gustavo Roth/Folha Imagem)

As notificações enviadas pelos canais de atendimento são sobre a reabertura gradual das agências, os serviços disponíveis nas unidades e os procedimentos necessários para que ocorra o atendimento presencial.

“O objetivo é informar o máximo sobre as novas medidas que estão sendo implantadas nesse período de pandemia para que o cidadão obtenha um melhor atendimento e somente se dirija a uma agência quando for realmente necessário e após realizar agendamento pela Central 135 ou pelo Meu INSS”, informou o Instituto.

Na última segunda-feira (14), o INSS deu início à reabertura das agências que estavam fechadas desde março, no início das restrições sociais para a prevenção do contágio com o novo coronavírus. Foram quase seis meses sem atendimento presencial, no qual o Instituto trabalhou através de serviços remotos.

Os atendimentos presenciais estão acontecendo com horário marcado através dos canais remotos, como o site do INSS, o aplicativo para smartphone Meu INSS e o telefone 135.

O INSS informou que não adianta ir até uma das agências sem o agendamento, pois não será permitida a entrada no ressinto e nem será realizado o atendimento presencial.

Para o atendimento é obrigatório o uso de máscara dentro da unidade e o Instituto pede que os segurados não cheguem às agências com muita antecipação ao horário marcado, para que não ocorra aglomeração desnecessária.

Além de usar máscara, o cidadão terá a temperatura medida e caso esteja menor que 37,5°C o atendimento poderá ser realizado, após a higienização das mãos com álcool em gel.

O funcionamento está acontecendo com horário reduzido, entre as 7h e 13h, e o número de servidores também é menor, pois apenas aqueles trabalhadores que não fazem parte do grupo de risco retornaram aos serviços presenciais.

Os serviços oferecidos são aqueles de extrema importância, como:

  • Avaliação social;
  • Cumprimento de exigência;
  • Justificação administrativa;
  • Reabilitação profissional.

Os demais serviços que forma considerada não urgente continua a serem resolvidos através dos canais remotos.

A perícia médica também está inclusa nos serviços presencias, porém, os médicos decidiram não voltar porque apenas 12 das mais de 800 agências tiveram aprovação nas vistorias.

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.