Atenção, pensionistas! INSS alerta sobre notificações que chegarão no app, e-mail e SMS

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) reabriu algumas das agências para o atendimento presencial na última segunda-feira (14). E informou que os segurados com horário marcado devem ficar atentos às notificações enviadas pelo Meu INSS, SMS e e-mail.

Atenção, pensionistas! INSS alerta sobre notificações que chegarão no app, e-mail e SMS
Atenção, pensionistas! INSS alerta sobre notificações que chegarão no app, e-mail e SMS (Foto: Gustavo Roth/Folha Imagem)

As notificações enviadas pelos canais de atendimento são sobre a reabertura gradual das agências, os serviços disponíveis nas unidades e os procedimentos necessários para que ocorra o atendimento presencial.

“O objetivo é informar o máximo sobre as novas medidas que estão sendo implantadas nesse período de pandemia para que o cidadão obtenha um melhor atendimento e somente se dirija a uma agência quando for realmente necessário e após realizar agendamento pela Central 135 ou pelo Meu INSS”, informou o Instituto.

Na última segunda-feira (14), o INSS deu início à reabertura das agências que estavam fechadas desde março, no início das restrições sociais para a prevenção do contágio com o novo coronavírus. Foram quase seis meses sem atendimento presencial, no qual o Instituto trabalhou através de serviços remotos.

Os atendimentos presenciais estão acontecendo com horário marcado através dos canais remotos, como o site do INSS, o aplicativo para smartphone Meu INSS e o telefone 135.

O INSS informou que não adianta ir até uma das agências sem o agendamento, pois não será permitida a entrada no ressinto e nem será realizado o atendimento presencial.

Para o atendimento é obrigatório o uso de máscara dentro da unidade e o Instituto pede que os segurados não cheguem às agências com muita antecipação ao horário marcado, para que não ocorra aglomeração desnecessária.

Além de usar máscara, o cidadão terá a temperatura medida e caso esteja menor que 37,5°C o atendimento poderá ser realizado, após a higienização das mãos com álcool em gel.

O funcionamento está acontecendo com horário reduzido, entre as 7h e 13h, e o número de servidores também é menor, pois apenas aqueles trabalhadores que não fazem parte do grupo de risco retornaram aos serviços presenciais.

Os serviços oferecidos são aqueles de extrema importância, como:

  • Avaliação social;
  • Cumprimento de exigência;
  • Justificação administrativa;
  • Reabilitação profissional.

Os demais serviços que forma considerada não urgente continua a serem resolvidos através dos canais remotos.

A perícia médica também está inclusa nos serviços presencias, porém, os médicos decidiram não voltar porque apenas 12 das mais de 800 agências tiveram aprovação nas vistorias.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Glaucia Alves
Gláucia Alves é formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar como corretora de redação. Atualmente, trabalha na equipe do portal FDR, produzindo conteúdo sobre economia e direitos da população brasileira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência. Além de realizar consultoria de redação on-line.