Renda Brasil: Por que Bolsonaro NÃO quer continuar com programa?

Governo enfrenta crise de informações e suspende lançamento de seu novo projeto. Nessa quarta-feira (16), o presidente Jair Bolsonaro anunciou que irá cancelar o Renda Brasil. Após ler manchetes afirmando que o programa deveria congelar o salário dos aposentados, o chefe de estado afirmou que a pauta está proibida de ser mencionada e ameaçou dar um ‘cartão vermelho’ para a equipe de economia do país. 

Renda Brasil: Por que Bolsonaro NÃO quer continuar com programa? (Imagem: Google)
Renda Brasil: Por que Bolsonaro NÃO quer continuar com programa? (Imagem: Google)

Ao longo dos últimos meses, muito tem se falado sobre o lançamento do novo projeto social, Renda Brasil, que deveria substituir o atual Bolsa Família.

De acordo com o texto que estava sendo elaborado, o programa iria conceder R$ 300 mensais para os brasileiros de baixa renda, mas precisaria reajustar uma série de auxílios ofertados atualmente.  

Planos 

Um dos pontos principais do Renda Brasil seria a expansão em comparação com o Bolsa Família. O novo programa deveria atender mais de 40 milhões de brasileiros, o que significa ser mais que o dobro do atual orçamento. 

Dessa forma, sob a justificativa de fechar as contas públicas, Ministro da Economia Paulo Guedes, começou a sugerir o fim de uma série de projetos sociais, como o abono salarial, congelamento do INSS, farmácia popular, entre outros. 

De acordo com o representante, tais decisões seriam necessárias para que se pudesse fazer um repasse de valores utilizados para administrar o novo Renda Brasil.

Até então, as pautas estavam de acordo com o presidente Bolsonaro, que já tinha feito campanha do projeto e marcado data para seu lançamento.  

Volta atrás e ameaça de suspensão 

No entanto, mediante a circulação midiática de tais cortes, Bolsonaro sentiu-se pressionado pela impressa e optou por suspender o projeto.

De acordo com o vídeo publicado em suas redes sociais, o nome ‘Renda Brasil’ está proibido de ser mencionado em seu governo até o ano de 2022.  

O chefe de estado acusou o ministro de incoerência e afirmou que jamais irá aprovar medidas que prejudiquem pobres e demais brasileiros em situação de vulnerabilidade social.  

Projetos que seriam cancelados com o Renda Brasil 

  • Abono salarial: considerado um 14º salário para quem trabalha com carteira assinada e recebe até dois salários mínimos;  
  • Seguro-defeso: pago ao pescador artesanal durante o período em que fica proibido de trabalhar por questões ambientais;  
  • Salário-família: benefício para empregados de baixa renda que têm filhos de até 14 anos ou filhos com deficiência;  
  • Farmácia Popular: oferece medicamentos a preços mais acessíveis a pessoas de baixa renda. 

 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.