As inscrições para cursos profissionalizantes voltados aos jovens do Acre foram esgotadas. A iniciativa é do Departamento de Planejamento da Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict). As vagas foram disponibilizadas nas áreas de sistema de informação, administração e empreendedorismo. Os alunos que concluírem o curso ganharão certificado. O publico alvo era a partir dos 14 anos.

publicidade
Cursos profissionalizantes gratuitos estão com inscrições abertas no Ceará
Cursos profissionalizantes gratuitos estão com inscrições abertas no Acre (Imagem: Montagem/FDR)
publicidade

Os cursos são realizados no Teatro Barracão Matias, que fica na Estrada da Sobral. Além do certificado, têm validade como aulas complementares para os acadêmicos.

Os interessados no curso de Operador de Computador tiveram entre os dias 21 de setembro e 2 de outubro deste ano para se inscrever.

O curso de Excel do Básico ao Intermediário teve outro período de inscrição: do dia 13 de outubro a 6 de novembro. As duas turmas serão ministradas no turno da tarde.

Já para o curso de Auxiliar Administrativo, as inscrições foram do dia 13 de outubro a 6 de novembro. Esta turma irá ser ministrada no turno da manhã. Cada curso tem carga horária de 8h.

De acordo com a coordenadora da Seict, Vanessa Freitas, ainda que o público alvo seja de 14 anos, a iniciativa já rendeu certificado para pessoas de 55 anos. “A inclusão social faz parte dessa iniciativa”, disse.

Ainda que o período de inscrição esteja vigente, uma mensagem no site onde as inscrições foram realizadas diz que as vagas foram esgotadas. “Em breve novas vagas estarão disponíveis“, anunciaram.

Novo normal

Por causa da pandemia do novo coronavírus, o número de alunos foi restrito. Antes eram compostas por 20 alunos. Atualmente, a capacidade diminuiu para 11 pessoas.

Pelo mesmo motivo, seguindo as novas normas de segurança impostas pelo Governo, o uso de máscaras se faz obrigatório durante todas as aulas tanto para alunos, quanto para colaboradores. Recipientes com álcool em gel para higienização de mãos ficarão à disposição em diferentes pontos do Teatro Barracão.

“Os cursos tiveram que ser interrompidos durante a pandemia, desde março, mas retornamos as atividades com o maior cuidado, tendo precaução com os alunos e colaboradores”, afirmou a coordenadora da iniciativa, Vanessa Freitas.

Isabela Veríssimo é jornalista formada pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) com passagens por redações, desde 2016, como o Diario de Pernambuco, Jornal do Commercio e Rede Globo. Atualmente dedica-se à redação de economia do portal FDR.