Hoje (15), começam as inscrições para o processo seletivo do Prouni para o segundo semestre deste ano, as inscrições vão até o dia 30 de setembro. As bolsas disponíveis são de vagas remanescentes, isto é, de candidatos que desistiram ou não apresentaram documentação suficiente para matrícula.
Segundo o Ministério da Educação, essa edição terá o prazo de inscrição único para os candidatos não matriculados na instituição de ensino superior na qual o candidato quer se inscrever para disputar uma bolsa.
Assim como para candidatos já matriculados na mesma instituição, para a qual querem fazer a inscrição.
O Programa Universidade para Todos (Prouni) oferece bolsas de estudo, integrais e parciais (50%), em instituições particulares de educação superior.
Podem concorrer às bolsas integrais os estudantes que comprovarem renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo.
Para as bolsas parciais (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até 3 salários mínimos por pessoa.
Para se inscrever no Prouni o estudante brasileiro precisa ter feito o Enem mais recente e obtido, no mínimo, 450 pontos de média das notas. Além disso, o estudante não pode ter tirado zero na redação.
O Prouni é feito pelo governo e não cobra nada para os estudantes que têm renda familiar de até três salários mínimos por pessoa. O percentual máximo do valor do curso financiado é definido de acordo com a renda familiar e os encargos educacionais cobrados pelas instituições de ensino.
Como se inscrever no Prouni?
As inscrições devem ser feitas pelo site, o candidato deve informar seu CPF e o número de inscrição do último Enem, juntamente com a senha cadastrada.
Ao preencher, o sistema irá mostrar os seus dados e a nota obtida no Enem, você deve confirmá-los ou realizar alterações, caso necessário.
Depois, é preciso responder ao questionário de inscrição, com algumas perguntas obrigatórias como dados pessoais e financeiros seu e do seu grupo familiar.
E por fim, deve escolher duas opções de curso do seu interesse para concorrer à bolsa de estudos. Isso pode ser filtrado pelo nome da instituição de ensino, município ou curso.
Ao indicar alguma dessas opções é hora de escolher as graduações que tem relação com a pesquisa, e a disponibilidade, de acordo com o seu perfil socioeconômico indicado no momento do preenchimento do questionário.