Grandes grupos de educação disputam quem chega a marca de maior complexo do Brasil

Educação privada vira centro de disputa em âmbito nacional. Nessa semana, duas grandes marcas de faculdades particulares passaram a brigar pelo posto de maior conglomerado de ensino do país. De um lado, está o grupo Ser Educacional, com forte atuação no Norte e Nordeste. Do outro, a marca Yduqs (dona da Estácio), com propostas de mais de R$ 4 bilhões. Entenda.  

Grandes grupos de educação disputam quem chega a marca de maior complexo do Brasil (Imagem: Reprodução/Google)
Grandes grupos de educação disputam quem chega a marca de maior complexo do Brasil (Imagem: Reprodução/Google)

O mercado de educação privada sempre foi visto como uma ótima oportunidade de investimento. Dessa forma, ao longo dos últimos anos o país ganhou grandes grupos responsáveis por controlar parte significativa do ensino privado.

No momento, o setor está em disputa, pois as duas marcas citadas, ao comprarem a Rede Internacional da Universidades Laureate, poderão ganhar o titulo de maior grupo acadêmico do Brasil.  

A Laureate, referência em São Paulo, está entre os quatro primeiros no pódio de maior centro educacional. Dessa forma, o grupo Ser Educacional viu uma oportunidade de barganha para ocupar o primeiro lugar. Para isso, fez uma oferta de R$ 4 bilhões, visando obter todas as titularidades da marca. 

Na sequência, o grupo Yduqs, proprietário da rede Estácio que atua em todo o país, fez uma contra proposta com um valor ainda maior. Em menos de 24 horas deu início a uma disputa de poder para poder controlar o mercado de ensino superior privado.  

Para o grupo Ser Educacional, a vantagem em destaque é sua capacidade conquistar ainda mais espaço no mercado de São Paulo e demais regiões do Sul. “O maior mercado educacional do país deve ter uma recuperação econômica mais acelerada que outras regiões”, afirmou relatório da Levante Investimentos sobre a disputa. 

Já para a Yduqs, a justificativa utilizada foi a capacidade de promover uma transação de forte potencial entre gerações de valores diferentes administradas por ambas as marcas. “O Grupo Laureate se encontra em regiões de influência importantes para a Yduqs, tais como São Paulo e Sul do país”, afirma a nota. 

A Laureate vem sendo tão disputada pelas seguintes características: nomes de faculdades como Anhembi-Morumbi e FMU, conhecidas no mercado, e cursos como o de Medicina, que tem tíquete médio mais alto. 

 

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestra em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR, onde já acumula anos de experiência e pesquisas sobre economia popular e direitos sociais.