Concurso do IBGE: Governo anuncia publicação do edital e 6,5 MIL vagas

O Diário Oficial dessa sexta-feira, 11, trouxe uma novidade aos concurseiros. Em uma Portaria publicada o Governo Federal anuncia o concurso do IBGE, o edital de inscrição deve ser divulgando nos próximos 6 meses, ao todo serão 6,5 mil vagas temporárias. As contratações devem acontecer ainda em 2021.

Concurso do IBGE: Governo anuncia publicação do edital e 6,5 MIL vagas
Concurso do IBGE: Governo anuncia publicação do edital e 6,5 MIL vagas (Imagem/Reprodução Google)

O concurso do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística vai oferecer cerca de 6.500 vagas temporárias de agentes de pesquisa e para supervisores. E já foi oficialmente divulgado no Diário Oficial.

“Os profissionais de que trata o caput poderão ser contratados a partir de janeiro de 2021 para operacionalização das pesquisas permanentes de natureza estatística e geocientífica do IBGE”, DOU.

Seja para a realização de pesquisas, seja para o levantamento de dados do censo, o IBGE tem a tradição de realizar de tempos em tempos concursos, que acabam sendo muito esperados pelos estudantes.

IBGE

A missão do Instituto, encontrada no próprio site é:

“Retratar o Brasil com informações necessárias ao conhecimento de sua realidade e ao exercício da cidadania”.

O IBGE é o instituto brasileiro oficial responsável pela coleta e divulgação de dados. Seja em relação ao país, aos estados ou aos municípios.

As funções do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística são:

  • Geração e estudo dos dados estatísticos;
  • Gerenciamento das informações;
  • Produção e estudo de informações geográficas;
  • Gerenciamento das informações geográficas;
  • Implantação da estrutura de um sistema de informações ambientais;
  • Divulgação das informações apuradas;
  • Administração dos sistemas de estatística e cartografia nacionais.

Ao todo são 27 agências estaduais espalhadas por todo o território nacional.

O que já se sabe sobre o concurso do IBGE

Mesmo sem o Edital de fato ter sido divulgado, já se tem algumas informações. Por exemplo, a quantidade de vagas destinadas a cada cargo.

  • Agente de Pesquisas e Mapeamento – 5.623
  • Supervisor de Coleta e Qualidade – 552
  • Agente de Pesquisas por Telefone – 300
  • Supervisor de Pesquisas – 25

O orçamento geral do concurso ainda não foi definido, portanto, as remunerações de cada cargo ainda não foram estabelecidas.

“As despesas com as contratações correrão à conta de dotações orçamentárias do IBGE”, informa o DOU.

As contratações por meio do concurso do IBGE terão duração de 1 ano, mas podem ser prorrogadas, desde que haja necessidade e sejam justificadas. Para mais informações sobre processos seletivos, acompanhe a nossa seção Carreiras.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jamille Novaes
Jamille Pereira Novaes é graduada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), pós-graduada em Gestão da Educação pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU). Como professora de Língua Portuguesa, já atuou no ensino fundamental I e II. Atualmente, trabalha como professora de Língua Portuguesa no ensino técnico e redatora da editoria de carreiras do portal FDR. Jamille utiliza sua experiência na área da educação para cobrir notícias sobre cursos, vestibulares, empregos e concursos.