Como fazer o pagamento da SUA conta de luz usando o PIX? Veja aqui!

O Banco Central criou um novo meio de pagamentos instantâneos que será lançado em novembro, o Pix. Mais do que isso, fechou uma parceria com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para que a conta de luz do cliente possa ser quitada através do Pix. A medida visa agilizar o pagamento, além de disponibilizar que a quitação seja feita a qualquer hora e dia da semana, incluindo fins de semana e feriado.

Como fazer o pagamento da SUA conta de luz usando o PIX? Veja aqui!
Como fazer o pagamento da SUA conta de luz usando o PIX? Veja aqui!(Imagem/Reprodução Google)

A promessa é que o pagamento para a Aneel seja feita em até 10 segundos, tempo muito menor se comparado ao pagamento presencial em lotéricas, por exemplo. A alternativa surge para facilitar a vida da população. Sem contar que é possível fazer de casa, pelo aplicativo do banco.

Ainda segundo o Banco Central, outra vantagem é a velocidade na qual a energia seria religada, principalmente para estabelecimentos comerciais e residências onde a energia está condicionada à verificação do pagamento. O processo atual pode normalizar o serviço em até 28 horas.

A parceria também foi benéfica para a Aneel. Segundo o diretor-geral André Pepitone, o Pix é um meio de pagamento menos custoso para as distribuidoras de energia elétrica recebem pela quitação. Ou seja, as tarifas podem ficar mais baixas para o consumidor com a redução do custo da cobrança. Ganha quem paga e quem recebe.

Vale ressaltar que a parceria passa a valer no dia 16 de novembro deste ano, quando os pagamentos instantâneos também serão autorizados. Para pagar as contas é preciso entrar na área do Pix do aplicativo de sua instituição financeira e seguir os comandos dados pelo mesmo.

O Pix não substitui boletos, TEC e DOC, mas é uma alternativa atual e mais versátil para realizar transferências e pagamentos, já que não se prende a horários e dias da semana para ser utilizado.

Todos os bancos e instituições financeiras que possuem mais de 500 mil clientes deverão oferecer o Pix como forma de pagamento através de seus aplicativos e serviços digitais. Usuários pessoa física e pessoa jurídica poderão fazer uso da nova modalidade.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!