Isenção no vestibular UNESP 2021 pode ser solicitada no site; veja como fazer

Com inscrições virtuais, a Universidade Estadual Paulista (UNESP) está disponibilizando a isenção da taxa de inscrição do vestibular 2021. Os candidatos interessados devem acessar o portal da Universidade. Se aprovada a isenção, o candidato já está, automaticamente, inscrito no vestibular 2021.

Isenção no vestibular UNESP 2021 pode ser solicitada no site; veja como fazer
Isenção no vestibular UNESP 2021 pode ser solicitada no site; veja como fazer. Imagem/Reprodução Google

A Unesp abriu a partir dessa terça-feira, 8, as inscrições para a isenção da taxa, ou redução de 50% de inscrição para o processo seletivo de ingresso em 2021.

Quem pode pedir a isenção

A isenção total da taxa de inscrição do vestibular vale para grupos específicos, são eles:

  • Pessoas cadastradas no Cadastro Único (Cadúnico), ou seja, que tenha renda familiar mensal per capita (por pessoa) de até meio salário mínimo ou que possuam renda familiar mensal de até três salários mínimos. Para esses estudantes, o NIS será solicitado na inscrição;
  • Cidadãos que tiveram toda a sua formação em escola pública, ou que a estão concluindo nesse ambiente, até mesmo na Educação de Jovens e Adultos. Ou, ainda, que tenha sido bolsista em escola particular.

Para os dois últimos casos, a renda familiar bruta mensal deve ser igual ou menor a um salário mínimo e meio por pessoa.

Além disso, precisa morar no Estado de São Paulo ou estar matriculado em alguma instituição de ensino paulista.

Já a redução da taxa em 50% é para:

  • Alunos matriculados no ensino médio ou em cursinhos. No entanto, a renda não pode passar de dois salários mínimos ou, então, estudantes que estejam desempregados.

A redução de 75%:

  • É destinada aos 400 mil alunos que estão matriculados no último ano do ensino médio em escola estadual de São Paulo. A inscrição é feita no período de inscrição normal para o vestibular, ou seja, 1º de outubro a 27 de novembro

Fazendo a inscrição

Ela é feita de modo virtual, basta que o candidato acesse o site da Vunesp. Exceto para os alunos que estão saindo do ensino médio em 2020, os 400 mil, o período de inscrição é de 8 a 27 de setembro de 2020.

O vestibular Unesp 2021

Ao todo, são ofertadas 7.630 vagas nas 23 cidades do estado de SP em que a Unesp tem unidade.

Datas importantes:

  • 8 a 27 de setembro de 2020 – Solicitação de isenção;
  • 02 de novembro de 2020 – Divulgação do resultado da isenção;
  • 02 e 03 de novembro de 2020 – Recurso
  • 30 e 31 de janeiro de 2021 – Provas 1ª fase;
  • 28 de fevereiro de 2021 – Provas 2ª fase;
  • 19 de março de 2021- Divulgação da primeira lista de aprovados.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.