Companhia de energia elétrica no Piauí cria selos de identificação na Tarifa Social

Clientes da Equatorial Energia, no Piauí, agora contam com novas formas de comunicação em suas faturas. Para aqueles que fazem parte do programa Tarifa Social, a empresa criou uma série de selos de identificação que têm como finalidade facilitar o entendimento das cobranças realizadas. Ao todo, são três categorias apresentadas que podem informar desde a aceitação no cadastro até o desligamento do projeto.   

Companhia de energia elétrica no Piauí cria selos de identificação na Tarifa Social (Imagem: Google)
Companhia de energia elétrica no Piauí cria selos de identificação na Tarifa Social (Imagem: Google)

O programa Tarifa Social foi desenvolvido com a finalidade de conceder até 65% de desconto nas contas de energia.

No entanto, as regras de aceitação variam de acordo com a realidade financeira do beneficiário que pode se enquadrar em categorias diferentes.

Dessa forma, para que o cliente saiba a justificava em sua fatura, a Equatorial Energia criou novos selos informativos.  

Sobre os selos de energia 

A comunicação vem sendo feita através das próprias contas de energia. Ao receber a cobrança, o cidadão verá, próximo ao campo de ‘Notificação de Reaviso de Vencimento / Mensagem’ os números da leitura e o selo mediante a sua realidade. Há três categorias:  

  • Selo ‘’Cliente cadastrado na Tarifa Social’’ identifica que o cliente em questão já está cadastrado na tarifa social baixa renda, com Número de Identificação Social (NIS) válido, e recebendo o desconto mensal de até 65% na tarifa, variando desconto com seu consumo. 
  • Selo ‘’Seu NIS vai vencer, procure o CRAS do seu município’’ informa um status de alerta, que identifica que nos próximos meses o Número de Identificação Social (NIS) do cliente ficará desatualizado e ele poderá perder o benefício da tarifa social baixa renda, sendo assim necessário que procure o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo da residência para regularização. É valido reforçar que a atualização do NIS dever ser feita, obrigatoriamente, a cada dois anos. 
  • Selo ‘’Benefício da Tarifa Social cancelado’’, indica que o benefício da tarifa social baixa renda foi cancelado para a unidade consumidora. Clientes que se enquadrarem nesta situação, devem procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo da residência para regularização e avaliação do status do cadastro. 

É válido ressaltar que, a participação no programa não isenta o cidadão de prestar suas contas. Em caso de atrasos, além da cobrança de multas e juros ele fica sujeito a ser seu benefício suspenso. 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.