Companhia de energia elétrica no Piauí cria selos de identificação na Tarifa Social

Clientes da Equatorial Energia, no Piauí, agora contam com novas formas de comunicação em suas faturas. Para aqueles que fazem parte do programa Tarifa Social, a empresa criou uma série de selos de identificação que têm como finalidade facilitar o entendimento das cobranças realizadas. Ao todo, são três categorias apresentadas que podem informar desde a aceitação no cadastro até o desligamento do projeto.   

Companhia de energia elétrica no Piauí cria selos de identificação na Tarifa Social (Imagem: Google)
Companhia de energia elétrica no Piauí cria selos de identificação na Tarifa Social (Imagem: Google)

O programa Tarifa Social foi desenvolvido com a finalidade de conceder até 65% de desconto nas contas de energia.

No entanto, as regras de aceitação variam de acordo com a realidade financeira do beneficiário que pode se enquadrar em categorias diferentes.

Dessa forma, para que o cliente saiba a justificava em sua fatura, a Equatorial Energia criou novos selos informativos.  

Sobre os selos de energia 

A comunicação vem sendo feita através das próprias contas de energia. Ao receber a cobrança, o cidadão verá, próximo ao campo de ‘Notificação de Reaviso de Vencimento / Mensagem’ os números da leitura e o selo mediante a sua realidade. Há três categorias:  

  • Selo ‘’Cliente cadastrado na Tarifa Social’’ identifica que o cliente em questão já está cadastrado na tarifa social baixa renda, com Número de Identificação Social (NIS) válido, e recebendo o desconto mensal de até 65% na tarifa, variando desconto com seu consumo. 
  • Selo ‘’Seu NIS vai vencer, procure o CRAS do seu município’’ informa um status de alerta, que identifica que nos próximos meses o Número de Identificação Social (NIS) do cliente ficará desatualizado e ele poderá perder o benefício da tarifa social baixa renda, sendo assim necessário que procure o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo da residência para regularização. É valido reforçar que a atualização do NIS dever ser feita, obrigatoriamente, a cada dois anos. 
  • Selo ‘’Benefício da Tarifa Social cancelado’’, indica que o benefício da tarifa social baixa renda foi cancelado para a unidade consumidora. Clientes que se enquadrarem nesta situação, devem procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo da residência para regularização e avaliação do status do cadastro. 

É válido ressaltar que, a participação no programa não isenta o cidadão de prestar suas contas. Em caso de atrasos, além da cobrança de multas e juros ele fica sujeito a ser seu benefício suspenso. 

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Eduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguística, com foco na Análise Crítica do Discurso. No mercado de trabalho, passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de assessorar marcas nacionais como Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR, onde já acumula anos de experiência e pesquisas sobre economia popular e direitos sociais.