ATENÇÃO! Vagas remanescentes do Prouni têm edital publicado pelo MEC

O Ministério da Educação (MEC) já havia noticiado que iria disponibilizar um grande número de vagas remanescentes do Programa Universidade Para Todos (Prouni) ainda em 2020. Agora, o MEC acaba de divulgar o edital de inscrição.

publicidade
ATENÇÃO! Vagas remanescentes do Prouni têm edital publicado pelo MEC
ATENÇÃO! Vagas remanescentes do Prouni têm edital publicado pelo MEC. Imagem FDR
publicidade

O que é o Prouni?

Foi criado em 2004 pelo Ministério da Educação e é regulamentado pela LEI Nº 11.096. A função principal do programa é oferecer a formação de nível superior, aos estudantes sem diploma, em instituições privadas.

São oferecidas bolsas integrais (100%) ou parciais (50%). O Prouni é destinado aos alunos das classes sociais menos favorecidas:

“Art. 3º O estudante a ser beneficiado pelo Prouni será pré-selecionado pelos resultados e pelo perfil socioeconômico do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM ou outros critérios a serem definidos pelo Ministério da Educação, e, na etapa final, selecionado pela instituição de ensino superior, segundo seus próprios critérios, à qual competirá, também, aferir as informações prestadas pelo candidato”.

Para as bolsas integrais, o aluno precisa comprovar que tem renda familiar de até 1,5 salário mínimo por pessoa. Enquanto que para as parciais, precisa comprovar renda de até três salários mínimos por pessoa.

Além dos critérios já citados, o estudante precisa atender a, pelo menos um, das seguintes condições:

  • Ter concluído todo o ensino médio em escola pública.
  • Cursado o ensino médio completo em escola particular, mas, como bolsista integral da própria escola.
  • Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola pública e parcialmente em escola particular, mas, na condição de bolsista integral da própria escola.
  • Ser pessoa com deficiência.
  • Ser professor da rede pública de ensino, estando atuante na área de educação, fazendo parte do quadro permanente de pessoal. No entanto, essas pessoas só podem concorrer às bolsas de licenciatura. Para esses casos, não é precisa a comprovação de renda.

Inscrições

Os alunos interessados devem ter participado do último Enem (2019), alcançando, pelo menos 450 pontos de média, e não possuir diploma de nível superior.

Basta acessar o site do Prouni dentro do prazo estabelecido para as inscrições, de 15 a 30 de setembro de 2020, e fazer o cadastro.

Durante a inscrição será preciso informar os dados pessoais, número de inscrição no Enem e escolher até duas opções de curso superior em universidades privadas.

Jamille NovaesJamille Novaes
Jamille Pereira Novaes é graduada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), pós-graduada em Gestão da Educação pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU). Como professora de Língua Portuguesa, já atuou no ensino fundamental I e II. Atualmente, trabalha com professora de Língua Portuguesa no ensino técnico e redatora da editoria de carreiras do portal FDR.