Alunos do Rio Grande do Sul retornam às aulas presenciais HOJE!

Hoje, terça-feira (8), algumas escolas do Rio Grande do Sul devem voltar às aulas. Isso pois a região Sul do país, está com uma queda na ocupação de leitos hospitalares medidos durante a pandemia do novo coronavírus.

Alunos do Rio Grande do Sul retornam às aulas presenciais HOJE!
Alunos do Rio Grande do Sul retornam às aulas presenciais HOJE! (Foto:Google)

A retomada das aulas tem sido acompanhado de perto pelos gestores públicos de outros estados do país. 

Já que o estado foi um dos primeiros, entre os mais populosos do país, a retomar o ensino presencial mesmo sem ter uma vacina ou tratamento contra o covid-19.

No país, até agora, apenas uma parte dos estudantes do Amazonas já voltaram para a escola. 

Segundo um decreto do governador gaúcho Eduardo Leite (PSDB), a volta às aulas presenciais serão autorizadas apenas para os alunos da pré-escolas dos municípios em que a pandemia já esteja em estágio controlado. 

Em Porto Alegre, na capital gaúcha, onde os casos da covid-19 ainda estão em alta esse retorno presencial ainda está fora de cogitação. 

Sendo assim, na prática, as escolas municipais e particulares do interior poderão abrir as portas de novo.

Esse retorno para as salas de aula será com 50% da capacidade pré-pandemia. As atividades em que acontecem aglomerações, como aulas de educação física, ainda estão proibidas.

O governo quer autorizar o retorno às aulas aos poucos para as demais séries. No ensino superior e médio, isso deve ocorrer em 21 de setembro. Já para as classes do 5º ao 9º ano, só em 28 de outubro.

E nas turmas do 1º ao 4 ano, a volta ao calendário escolar de 2020 só deve ocorrer em 12 de novembro.

Os pais ou responsáveis terão a opção de manter os alunos em casa, se não sentirem confiança com as atividades presenciais. 

Esses estudantes deverão seguir o calendário online de aulas de cada instituição de ensino.

O calendário de retomada das aulas no estado tem sido criticado pelos professores gaúchos. 

O Cpers, que é o principal sindicato da categoria, está realizando campanha nas redes sociais para pressionar pais e professores para que as aulas voltem após uma campanha de vacinação em massa contra o coronavírus. 

Outros estados estão adiando esse retorno justamente pela pressão contrária de pais e professores.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Jheniffer Freitas
Jheniffer Aparecida Corrêa Freitas é formada em Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes. Atuou como assessora de imprensa da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo e da Secretarial Estadual da Saúde de São Paulo. Há dois anos é redatora do portal FDR, onde acumula bastante experiência em produção de notícias sobre economia popular e finanças.