Compras online: Dicas para você NÃO cair nos principais golpes da internet

Fazer compras online se tornou algo muito comum na vida do povo brasileiro, seja pelos descontos ou pela comodidade de fazer tudo através de um clique sem precisar sair de casa. Porém, nem tudo é maravilha, pois há muitos golpes aplicados no mundo digital e é importante ficar atento para não cair em uma das armadilhadas criadas pelos bandidos digitais. Veja algumas dicas de como se proteger na hora de comprar pela internet.

Compras online: Dicas para você NÃO cair nos principais golpes da internet
Compras online: Dicas para você NÃO cair nos principais golpes da internet (Imagem: Reprodução/Google)

As compras online já estavam em alta há um bom tempo, porém isso foi maximizado durante esse período de pandemia do Covid-19.

De acordo com uma pesquisa realizada pela BigData Corp a pedido da PayPal Brasil houve um aumento de 40,7% no número de lojas virtuais durante o último ano.

Ao todo são 1,3 milhões de novas lojas digitais no Brasil. Essa mudança no cenário comercial tem dois lados.

O ponto positivo é que hoje há uma maior diversidade e facilidade de encontrar o que se procura no mundo digital para ser comprado, porém o número de golpes e fraudes têm crescido na mesma proporção.

Por esse motivo é importante está atento na hora da compra, como optar pelo pagamento digital ou pelo cartão de crédito, já que é possível solicitar o dinheiro de volta ou não cair em propagandas com preços muito baratos.

Dicas que pode te ajudar a não cair em nenhum golpe nas compras online

  1. Compras em sites conhecidos

Comprar em sites já conhecidos e de grandes empresas aumenta a sua chance de ter uma compra realizada com sucesso, sem cair em golpes.

  1. Selos de segurança e o https

É importante conferir o cadeado e o “s” na barra de endereço do site. Essas duas ferramentas garantem que o site é seguro e criptografado.

  1. Confira o CNPJ

Antes de fazer o pagamento confira o CNPJ da loja no site da Receita Federal e veja se ela existe de verdade.

  1. Faça senhas únicas e difíceis

Ao se cadastrar em uma loja crie uma senha única e que seja difícil descobrir. Isso ajuda em caso de vazamento de dados, dificultando que os golpistas utilizem os mesmos dados em outras empresas nas quais você já tenha cadastro.

  1. Confira as recomendações sobre a empresa

Busque informações sobre a empresa no Reclame Aqui e nas redes sociais das mesmas. Geralmente, os clientes fazem reclamações nesses portais e, às vezes, as empresas respondem.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Glaucia Alves
Gláucia Alves é formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar como corretora de redação. Atualmente, trabalha na equipe do portal FDR, produzindo conteúdo sobre economia e direitos da população brasileira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência. Além de realizar consultoria de redação on-line.