UFJF lança novo curso voltado para Defesa Civil em parceria com Bombeiros

Interessados em seguir carreira associada a Defesa Civil ganham novo espaço para formação e qualificação. Nessa semana, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) informou que passará a oferecer um curso lato senso em Gestão Pública em Proteção e Defesa Civil. O programa será realizado em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) e deverá ter início em 2021.  

UFJF lança novo curso voltado para Defesa Civil em parceria com Bombeiros (Imagem: Google)
UFJF lança novo curso voltado para Defesa Civil em parceria com Bombeiros (Imagem: Google)

Mesmo mediante a pandemia do novo coronavírus, muitos brasileiros estão atrás de cursos para turbinarem seus currículos ou desenvolverem um plano de carreira.

Desse modo, atentos também a necessidade de ofertar maior segurança para moradores de comunidades localizadas em zona de risco, a UFJF lançou um curso em parceria com os bombeiros.  

Detalhes do curso 

O programa funcionará de modo semi-presencial e deverá ser iniciado a partir da segunda quinzena de fevereiro. Sua carga horária total será de 400h, contando com atividades que tenham como objetivo garantir a segurança das comunidades em áreas de risco, por meio da capacitação de atuais e futuros agentes públicos da Proteção e Defesa Civil. 

Todas as aulas serão ministradas por professores da URJF e profissionais do Corpo de Bombeiros, abordando, de maneira acadêmica, científica e profissional, assuntos relacionados à Engenharia, Gestão Pública, Proteção e Defesa Civil.  

“Não importa a área de graduação do profissional, nosso intuito é capacitar os agentes públicos e profissionais interessados nas temáticas da Proteção e Defesa Civil, possibilitando-os a participar de equipes multidisciplinares nas ações [dos setores abordados]”, explica o professor e vice-coordenador do curso de Engenharia Civil da UFJF, Jordan Henrique de Souza.  

Parceria entre a URFJ e o Corpo de Bombeiros 

De acordo com a URJF, a decisão de firmar a parceria com os representantes da defesa civil teve como finalidade garantir uma capacitação de qualidade para esse tipo de profissional, garantindo a eles um estudo em nível superior.  

A reitoria da universidade ressaltou que o programa é de extrema importância por envolver o setor público e privado em direta interação com a comunidade, gerando assim “o desenvolvimento da resiliência das cidades e preparação para os eventos adversos de origem natural e tecnológica”.  

O edital completo com todas as informações sobre inscrições e procedimentos de matrícula deverá ser publicado até o fim de setembro. 

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.