Itaú chega a marca histórica após ultrapassar Bradesco em ranking de valor

Lista de marcas mais valiosas do Brasil é divulgada e o Itaú lidera a colocação. Pela primeira vez na história, o banco Itaú ficou no primeiro lugar do ranking BrandZ Brasil, produzido pelo grupo WPP e pela empresa de pesquisa Kantar. A pesquisa contabiliza todas as marcas nacionais e a partir do seu valor de venda identifica a mais bem avaliada no mercado. Até o ano passado, a vencedora era o Bradesco, porém com as perdas da pandemia acabou sendo rebaixada.  

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Itaú chega a marca histórica após ultrapassar Bradesco em ranking de valor (Imagem: Google)
Itaú chega a marca histórica após ultrapassar Bradesco em ranking de valor (Imagem: Google)
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De acordo com o levantamento realizado pelo grupo WPP, o Itaú está com uma marca avaliada em aproximadamente US$ 8,2 bilhões. Entre o ano de 2019 e 2020, o banco perdeu apenas 1% de seu lucro.

Já o Bradesco, que assumiu o primeiro lugar no ano passado, registrou uma perda de 34%, fazendo com que se rebaixasse na colocação ficando em terceiro lugar.  

A Skol saiu em destaque, assumindo a segunda posição. Sua marca está com um valor de US$ 6,797 bilhões, de acordo com os levantamentos realizados.

Há ainda empresas do varejo, como a Magalu, que ficou em quarto lugar com um rendimento de US$ 5,111 bilhões. Empresas de alimento, como a Sadia e mais. Veja a lista completa logo abaixo:  

Marcas mais valiosas do Brasil em 2020:  

  • Itaú Unibanco (banco): US$ 8,268 bilhões  
  • Skol (cerveja): US$ 6,797 bilhões  
  • Bradesco (banco): US$ 6,137 bilhões  
  • Magazine Luiza (varejo): US$ 5,111 bilhões  
  • Brahma (cerveja): US$ 3,720 bilhões  
  • Globo (comunicação): US$ 3,295 bilhões  
  • Antarctica (cerveja): US$ 2,558 bilhões  
  • Renner (varejo): US$ 2,273 bilhões  
  • Amil (saúde): US$ 2,050 bilhão  
  • Sadia (consumo): US$ 1,637 bilhão 

Pandemia altera os resultados para os bancos 

De acordo com a Kantar, a seleção desse ano, a nível de instituição bancária, teve resultados variados mediante a batalha para conter os efeitos da pandemia do novo coronavírus.

Segundo a empresa, “o contexto do negócio já estava sendo afetado antes mesmo da pandemia, com o governo diminuindo drasticamente a taxa de juros, e o avanço das fintechs”. 

Dessa forma, nomes como Santander, Banco do Brasil, entre outros, não foram classificados no top 10. Para o próximo ano, espera-se que o resultado se mantenha tendo em vista que o cálculo levará em consideração o cenário de 2020. 

Eduarda AndradeEduarda Andrade
Maria Eduarda Andrade é mestranda em ciências da linguagem na Universidade Católica de Pernambuco e formada em Jornalismo pela mesma instituição. Enquanto pesquisadora, atua na área de políticas públicas, economia criativa e linguagens. No mercado de trabalho, já passou por veículo impresso, sendo repórter do Diario de Pernambuco, além de ter assessorado marcas nacionais como a Devassa, Heineken, Algar Telecom e o Grupo Pão de Açúcar. Atualmente, dedica-se à redação do portal FDR.