Lista de marcas mais valiosas do Brasil é divulgada e o Itaú lidera a colocação. Pela primeira vez na história, o banco Itaú ficou no primeiro lugar do ranking BrandZ Brasil, produzido pelo grupo WPP e pela empresa de pesquisa Kantar. A pesquisa contabiliza todas as marcas nacionais e a partir do seu valor de venda identifica a mais bem avaliada no mercado. Até o ano passado, a vencedora era o Bradesco, porém com as perdas da pandemia acabou sendo rebaixada.
De acordo com o levantamento realizado pelo grupo WPP, o Itaú está com uma marca avaliada em aproximadamente US$ 8,2 bilhões. Entre o ano de 2019 e 2020, o banco perdeu apenas 1% de seu lucro.
Já o Bradesco, que assumiu o primeiro lugar no ano passado, registrou uma perda de 34%, fazendo com que se rebaixasse na colocação ficando em terceiro lugar.
A Skol saiu em destaque, assumindo a segunda posição. Sua marca está com um valor de US$ 6,797 bilhões, de acordo com os levantamentos realizados.
Há ainda empresas do varejo, como a Magalu, que ficou em quarto lugar com um rendimento de US$ 5,111 bilhões. Empresas de alimento, como a Sadia e mais. Veja a lista completa logo abaixo:
Marcas mais valiosas do Brasil em 2020:
- Itaú Unibanco (banco): US$ 8,268 bilhões
- Skol (cerveja): US$ 6,797 bilhões
- Bradesco (banco): US$ 6,137 bilhões
- Magazine Luiza (varejo): US$ 5,111 bilhões
- Brahma (cerveja): US$ 3,720 bilhões
- Globo (comunicação): US$ 3,295 bilhões
- Antarctica (cerveja): US$ 2,558 bilhões
- Renner (varejo): US$ 2,273 bilhões
- Amil (saúde): US$ 2,050 bilhão
- Sadia (consumo): US$ 1,637 bilhão
Pandemia altera os resultados para os bancos
De acordo com a Kantar, a seleção desse ano, a nível de instituição bancária, teve resultados variados mediante a batalha para conter os efeitos da pandemia do novo coronavírus.
Segundo a empresa, “o contexto do negócio já estava sendo afetado antes mesmo da pandemia, com o governo diminuindo drasticamente a taxa de juros, e o avanço das fintechs”.
Dessa forma, nomes como Santander, Banco do Brasil, entre outros, não foram classificados no top 10. Para o próximo ano, espera-se que o resultado se mantenha tendo em vista que o cálculo levará em consideração o cenário de 2020.