UERJ muda datas para inscrição e provas do vestibular 2021

Vestibulandos do Rio de Janeiro devem ficar atentos aos novos prazos da Uerj. Nessa terça-feira (01), a Universidade do Estado do Rio de Janeiro divulgou seu novo calendário de provas para o vestibular 2021. Com a pandemia do coronavírus, a programação precisou ser alterada. Dessa forma, os alunos deverão se inscrever pela internet e acompanhar o andamento das etapas que podem ser suspensas a depender do número de infectados. Acompanhe.  

UERJ muda datas para inscrição e provas do vestibular 2021 (Imagem: Google)
UERJ muda datas para inscrição e provas do vestibular 2021 (Imagem: Google)

A chegada do covid-19 no Brasil atrapalhou o cronograma escolar de todos os centros de ensino. Escolas públicas, privadas e universidades precisaram aditar prazos e prorrogar seus calendários tendo em vista a necessidade do isolamento social. Na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), o vestibular de 2021 teve suas datas divulgadas.  

Este ano, após o pronunciamento de adiamento, os alunos terão que se submeter ao exame de qualificação no dia 28 de fevereiro de 2021. A prova discursiva, onde há a redação e duas disciplinas específicas de acordo com o curso do candidato, vai ser realizada no dia 25 de abril do mesmo ano.  

Os resultados deverão ser publicados na internet, por meio do famoso listão do vestibular. Ainda não se tem maiores informações sobre o processo de matrícula, podendo o teste ser também digital a depender da pandemia.  

No que diz respeito a realização das provas, os vestibulandos terão que comparecer de máscaras e será preciso seguir todo um protocolo de segurança. No entanto, é importante ressaltar que todas as decisões citadas ainda seguem sujeitas as mudanças, podendo migrar para plataformas digitais ou resultar em um novo adiamento.  

Processo de inscrição vestibular Uerj 2021 

Para poder se candidatar, os alunos deverão se inscrever no teste de qualificação que deverá ser feito entre os dias 18 de outubro e 18 de novembro deste ano. Já as provas discursivas para os aprovados nesse período será ente 5 a 15 de março de 2021.  

É importante ficar atento também ao prazo de solicitação de isenção da taxa de inscrição, que ocorrerá entre 30 de setembro e 2 de outubro. Os resultados dos pedidos ficarão disponíveis a partir do dia 16 de setembro no Portal do Vestibular da Uerj. 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Eduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.