Distrito Federal prorroga validade dos concursos públicos até fim de 2021

Prazo dos concursos públicos são prorrogados em Brasília. Nesta terça-feira (01), a Defensoria Pública do Distrito Federal publicou, por meio do Diário Oficial da União, as novas datas de vencimento para os aprovados em seleções públicas. Mediante a pandemia do novo coronavírus, as convocações agora poderão ser feitas até o dia 31 de dezembro de 2021 

Distrito Federal prorroga validade dos concursos públicos até fim de 2021 (Imagem: Google)
Distrito Federal prorroga validade dos concursos públicos até fim de 2021 (Imagem: Google)

Com as despesas motivadas pelo covid-19, o governo federal decretou a suspensão de novas contratações de servidores em todo o território nacional.

Dessa forma, os cidadãos que foram aprovados em concursos com validade para este ano, ficaram impossibilitados de ocuparem os cargos almejados. No entanto, visando solucionar a questão, Ibanes Rocha aprovou um novo projeto de lei.

Em seu texto, o governador do DF solicitou que as convocações previstas para este ano fossem adiadas até dezembro de 2021. De acordo com ele, a proposta permitiria a suspensão dos contratos sem impedir que as nomeações fossem feitas mais à frente.

A pauta foi encaminhada para os demais representantes políticos e teve aceitação unânime pela administração pública direta e indireta da região.  

Outros concursos públicos 

Com a validação da Lei, os órgãos com seleção em andamento passaram a modificar seus editais. A Comissão Permanente de Concursos do Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF), por exemplo, suspendeu o prazo de validade do concurso para o ano que vem.

O mesmo ocorreu com a Secretaria de Economia, que prorrogou a suspensão do concurso de auditor fiscal da Receita do DF até dezembro de 2021. A Escola Superior de Polícia Civil do Distrito Federal também deverá alterar seu cronograma para as chamadas de cargo de escrivão da PCDF. 

É importante frisar ainda que, as bancas podem também optar ela suspensão do concurso, extensão do prazo e alterações das provas e demais avaliações, tendo em vista os riscos de infecção por covid-19.  

Pronunciamento do presidente 

De acordo com Bolsonaro, a decisão de suspender as contratações foi necessária para poder minimizar os impactos fiscais nos cofres da União.

O chefe de estado alegou que com a quantia de cerca de R$ 60 milhões por região para lidar com os efeitos da pandemia, o governo federal teve sua folha orçamentária duplamente ampliada.  

 

YouTube video player
Eduarda AndradeEduarda Andrade
Mestre em ciências da linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, formada em Jornalismo na mesma instituição. Atualmente se divide entre a edição do Portal FDR e a sala de aula. - Como jornalista, trabalha com foco na produção e edição de notícias relacionadas às políticas públicas sociais. Começou no FDR há três anos, ainda durante a graduação, no papel de redatora. Com o passar dos anos, foi se qualificando de modo que chegasse à edição. Atualmente é também responsável pela produção de entrevistas exclusivas que objetivam esclarecer dúvidas sobre direitos e benefícios do povo brasileiro. - Além do FDR, já trabalhou como coordenadora em assessoria de comunicação e também como assessora. Na sua cartela de clientes estavam marcas como o Grupo Pão de Açúcar, Assaí, Heineken, Colégio Motivo, shoppings da Região Metropolitana do Recife, entre outros. Possuí experiência em assessoria pública, sendo estagiária da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco durante um ano. Foi repórter do jornal Diário de Pernambuco e passou por demais estágios trabalhando com redes sociais, cobertura de eventos e mais. - Na universidade, desenvolve pesquisas conectadas às temáticas sociais. No mestrado, trabalhou com a Análise Crítica do Discurso observando o funcionamento do parque urbano tecnológico Porto Digital enquanto uma política pública social no Bairro do Recife (PE). Atualmente compõe o corpo docente da Faculdade Santa Helena e dedica-se aos estudos da ACD juntamente com o grupo Center Of Discourse, fundado pelo professor Teun Van Dijk.
Sair da versão mobile